terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Valentino Garavani. Una grande storia italiana


Pense Valentino. Pense luxo. Pense elegância. Pense no tapete vermelho. O mais amado detentor da refinada decadência do universo da moda e o costureiro mais excitante em actividade é conhecido em todo o mundo pelo seu primeiro nome. Apenas alguns anos após a abertura da sua casa de moda em Roma, em 1959, Valentino estava já no cume do sucesso, contando com Elizabeth Taylor, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn entre as suas devotas. Quarenta anos mais tarde, não mudou muita coisa — veste ainda as grandes celebridades, sendo a sua marca uma das grandes forças económicas em Itália. Valentino sempre se orgulhou de desenhar roupa para as mulheres glamorosas e sofisticadas, nunca se afastando do seu estilo de assinatura mesmo quando outros movimentos se afirmavam.

Esta luxuosa publicação em edição limitada (ano 2007) presta homenagem à ilustre carreira de Valentino através de uma ampla selecção de imagens dos seus arquivos, incluindo esboços, fotografias em revistas, anúncios, retratos e fotografias documentais; apresentado cronologicamente, o material visual é acompanhado por um amplo leque de artigos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos, pontuados por textos escritos por alguns dos que melhor o conhecem. Todos estes elementos unem-se para proporcionar uma visão aprofundada do homem, do seu estilo de vida e do seu génio. A melhor das homenagens ao trabalho de Valentino num livro tão belo e luxuoso como um dos seus vestidos.

Edição de Coleccionador. Taschen Books. 2000 exemplares, numerados e assinados por Valentino Garavani. Livro + Caixa 33 x 44 cm, 738 páginas, 1250 euros. ISBN: 978-3-8228-4844-9. Edição multilíngue: Inglês, Francês, Alemão e Italiano.

www.taschen.com

Sem comentários: