Entrevista a Didier Parakian, presidente da Federação Francesa de Prêt-à-Porter Feminino
O SIMM (Salão Internacional de Moda de Madrid), evento líder em Espanha no âmbito da moda e situado entre os 3 salões mais importantes da Europa, continua com a sua iniciativa de seleccionar um país convidado no seu certame. Este programa, que começou em Fevereiro de 2008 convidando Portugal e que continuou, em Julho de 2008, com a participação especial do Brasil, contará em breve com a presença da França – "o Berço da Moda Internacional" – na 61ª edição do SIMM pela sua relevância no âmbito internacional da moda. Com cerca de 500 expositores e mais de 1.000 colecções nacionais e internacionais, que se exibem em 25.000 m2 de superfície líquida e mais de 20.000 visitantes profissionais, o SIMM reafirma a sua posição como uma das feiras líderes do sector da moda em Espanha. Tivemos ocasião de falar com Didier Parakian, expositor do SIMM desde há muitos anos e presidente da Federação Francesa de Prêt-à-Porter Feminino, a fim de conhecer a sua opinião sobre o destaque a dar à França em Fevereiro de 2009.
F2 – O que significa o mercado espanhol para a indústria da moda francesa?
Didier Parakian (DP) – Depois de muitos anos de transacções, a Espanha é, para a moda francesa, uma grande companheira, sólida e de grande valor económico. Com efeito, para uma grande parte das nossas empresas, a Espanha representa o maior cliente a nível internacional.
F2 - Que valor tem o SIMM para as empresas expositoras francesas?
F2 - Que valor tem o SIMM para as empresas expositoras francesas?
DP – O salão é uma referência imprescindível para as empresas francesas em Espanha. Este certame, líder na Europa, reúne mais de 76 empresas francesas (face a uma média de 45 expositores noutros salões europeus), entre as quais se encontram grandes marcas como AB.Paris, Amour de Pin Up, Baia, Bony, Cottonade, Dellauie, Didier Parakian, Lauren Vidal, Le Cottonier, Madame Zaza of Marseille, Rosa Rose, Robert Faure, Sa Marjorie, Scadelle e Zapa Zas (entre muitas outras).
F2 – Qual é a sua avaliação do facto da França ser o país convidado?
F2 – Qual é a sua avaliação do facto da França ser o país convidado?
DP – Para nós, empresas expositoras no SIMM, é uma grande honra termos sido seleccionadas como País Convidado num salão que constitui um valor prioritário para a França, porque a Espanha é, sem dúvida, um dos nossos mercados principais.
F2 – A França tomou alguma iniciativa de promoção especial para a próxima edição?
F2 – A França tomou alguma iniciativa de promoção especial para a próxima edição?
DP – Temos previsto expor com um espaço institucional de 100 m2 para a promoção da moda francesa. Neste espaço cuidar-se-á muito o design, ofereceremos champanhe e desfrutaremos de música francesa (desde grandes óperas até às famosas "chansons" francesas). Ecrãs de plasma e ligações à Internet poderão facilitar o acesso dos visitantes aos nossos novos "sites" de moda... e o cartão "Vive La Mode" possibilitará uma ligação directa com o mundo da moda na França. Além disso, teremos diversos presentes para os visitantes e o pessoal do SIMM irá vestido com a nossa colecção francesa.
F2 - Qual é a realidade da moda francesa em Espanha neste momento e quais as suas perspectivas de futuro)?
F2 - Qual é a realidade da moda francesa em Espanha neste momento e quais as suas perspectivas de futuro)?
DP – A Espanha representa um mercado muito importante para a França. Em 2007, a Espanha importou cerca de 290 milhões de euros em moda Prêt-à-Porter da França, o que representa um aumento de 9,8% em relação ao ano de 2006. Estes dados são muito positivos, pelo qual iniciativas como a implementada pelo SIMM para esta próxima edição, na qual a moda francesa terá um protagonismo especial, sem dúvida proporcionará novas motivações para poder continuar a trabalhar com a Espanha de uma forma tão satisfatória.
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