terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Primavera 2009 na H&M



Variedade é a palavra de ordem

O romance continua tendência. O visual é polido, coordenado e divertido, com bonitas cores de aguarela e tons neutros. A simplicidade e os estilos inspirados em uniformes são igualmente importantes, assim como as influências desportivas futuristas.

INSPIRAÇÃO
Retro-Romântica: A referência-retro mais importante da estação é o romântico e o chique. Dominam os vestidos e as saias rodadas, que acentuam a linha da cintura, blusas femininas, casacos e blasers ajustados, camisas e clássicos óbvios como chinos, denim e T-shirts.
Confecção Intemporal: O estilo é simples e frequentemente andrógeno com cortes de inspiração militar e pormenores típicos do elegante "Le Safari" parisiense da década de 70. Os estilos são minimalistas ou sobre/sub-dimensionados e drapeados. Mas são fundamentalmente as misturas de materiais com novos acabamentos, os materiais técnicos e orgânicos que actualizam o estilo desta Primavera.
Arte e Arquitectura: As formas e proporções arquitecturais continuam a inspirar, assim como uma atitude experimentalmente futurista e por vezes excêntrica. Esta reaparece em referências surgidas do mundo artístico, com tudo desde o estilo de moda de artistas famosos (com August Strindberg e David Hockney a serem exemplos distintos de ícones de arte) a motivos coloridos e padrões inspirados pela arte e arquitectura histórica e contemporânea.

Silhuetas: Estreitas, contudo relaxadas, experimentais com novas formas e proporções, volumosas ou curvilíneas com acentuação da cintura.
Cores: O branco e as suas variantes. Tons quentes de bege. Tonalidades saturados, tons transparentes de aguarela ou ainda matizes leves pastel de azul, verde, rosa e amarelo. Néons.
Padrões e Estampados: Flores, bolinhas, xadrez, riscas, padrões botânicos, padrões e estampados inspirados na arte, padrões de animais e estampados gráficos.
Materiais: Misturas de materiais de materiais naturais ou com materiais sintéticos e orgânicos, renda, tecidos transparentes ou texturizados, tecidos brilhantes como seda e poliéster, tecidos manchados pelo sol e "usados", jersey, algodões clássicos, linho, denim fino e cambraia.
Pormenores: Pregas, plissados, pinças e encaixes, pernas e mangas enrolados, comprimentos a três quartos, ausência de colarinhos, golas Nehru, tipo xaile, decotes de bailarina e pormenores de uniformes.
Peças-Chave: MULHER: saias (rodadas ou justas em estilo-lápis, pelo joelho ao tornozelo). Vestidos com volume, estilos à anos 50 com cintura, vestidos cintados à anos 50 ou vestidos-camisa. Blasers, clássicos ou casacos curtos. Blusas e camisas românticas. T-shirts. Calças chino subidas e calças largas. HOMEM: calções recortados, camisas estampadas, calças pela altura dos tornozelos, peças inspiradas em pijamas. Blasers coloridos, por vezes estampados, casacos à lenhador em nylon, túnicas, casacos pelo joelho feitos com materiais inspirados nos desportos, T-shirts e coletes estampados.
Acessórios: MULHER: cintos, clutches, brincos, pulseiras, sandálias de tiras e écharpes. HOMEM: écharpes, sacos em nylon, óculos de sol com aros metálicos, sandálias, sapatilhas e cintos estreitos.

Sem comentários: