quarta-feira, 22 de abril de 2009

Rule Britannia!



Ingleses são o mercado de retalho mais internacional

O Reino Unido continua a liderar na qualidade de mais internacional mercado do retalho, isto numa altura em que a Europa retém a sua capacidade de atrair os principais retalhistas mundiais. Estas são as conclusões de um novo estudo de mercado efectuado pela CB Richard Ellis e denominado "How Global is the Business of Retail?". A empresa analisou a pegada de 280 retalhistas globais de topo em mais de 67 países, explorando a globalização da indústria retalhista nos níveis nacional e citadino de modo a sublinhar as diferenças entre sectores e regiões, identificando tendências segundo os padrões da expansão do segmento global do retalho. Aqui, o Reino Unido suplantou todas as outras grandes economias europeias como a Espanha, França, Alemanha e Itália, ocupando o número 1 no top dos 15 mercados de retalho mais internacionais, detendo 58% de todos os retalhistas inquiridos.

A Europa continua a dominar, com oito posições no top 15 de locais de retalho mais internacionais, apesar da emergência de economias como a China, Rússia e os Emirados Árabes Unidos que têm vindo a ganhar terreno nos últimos 12 meses. A China, a Rússia e o Japão tiveram um desempenho particularmente forte no ranking global do retalho 2008, fomentando a sexta, a sétima e a 14.ª posições, respectivamente. Já os países do Médio Oriente testemunharam um aumento acentuado de retalhistas que entraram na região. Os EAU subiram dois lugares no ranking, do sexto lugar em 2007 para o quarto em 2008, com 45% dos retalhistas internacionais presentes comparativamente a 39% em 2007. A Arábia Saudita registou também um salto notável na classificação geral, passando da 28.ª posição em 2007 para a 15.ª posição em 2008, com 37% das marcas internacionais presentes.

Já os Estados Unidoso quedaram-se pela 10.ª posição global, com 39% dos retalhistas internacionais. Tal poderá ser atribuído, pelo menos parcialmente, à dimensão, maturidade e força do seu mercado doméstico. Os retalhistas norte-americanos têm tendência a penetrar fortemente no seu amplo mercado nacional antes de considerar a expansão internacional. Das Américas, foi o Canadá o país a registar a subida mais forte no ranking global de 2008, passando da 13.ª posição para a 18.ª, com 37% dos retalhistas internacionais presentes, um aumento de 6% face a 2007.

Analisando os resultados, Peter Gold, da CB Richard Ellis, comentou: "Apesar do recuo económico global, muitos retalhistas, especialmente as empresas privadas com muito capital, continuaram os seus planos de expansão ao longo dos últimos 12 meses. A nossa sondagem de 280 retalhistas constatou a expansão da sua presença internacional a uma média de 12% no ano passado, passando a estarem representados em mais dois países face ao ano anterior. Tal foi especialmente verificado nos retalhistas europeus dos segmentos de vestuário, calçado e acessórios. Foi interessante ver que os retalhistas continuaram não apenas a internacionalizarem-se, mas a globalizarem-se – 40% de todas as novas aberturas de lojas em 2008 ocorreram fora dos países de origem dos retalhistas.
O relatório analisou ainda que tipos ou categorias de retalhistas tinham a mais forte presença internacional, tendo apurado que os retalhistas do segmento de luxo dominaram o panorama do retalho em termos da sua influência em todo o mundo. Perto de 90% dos retalhistas topo de gama têm presença em mais de 10 mercados e 40% marcam presença em mais de 30 países.
Fonte: FashionUnited.co.uk

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