quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bíbico & a História de uma Moda Bonita



Quando a estilista Nieves Ruiz Ramos deixou a Zara para criar a sua própria etiqueta, pretendia que esta fosse ética. Justa. Transparente.
Após uma década de trabalho em que sentiu que a moda se tornava cada vez descaracterizada e vazia, alimentada por uma indústria que produzia mais roupa e a preços mais baixos, não se importando com o que estava por detrás, a designer espanhola apostou seriamente em proporcionar ao consumidor uma alternativa de moda assente num conceito de comércio justo (produtores certificados), criando na sua Bíbico modelos que continuam a reflectir os últimos estilos e preços acessíveis.
Tudo se pode resumir a vestidos bonitos. À ajuda a comunidades marginalizadas. Foi uma cooperativa de mulheres na cidade indiana de Mumbai que assegurou a mão-de-obra da colecção fresca e colorida Primavera/Verão 2009. Belos estampados, com decorações únicas e muitos pormenores em crochet... Mais para o fim do ano, a linha da estação fria vai mostrar malhas tricotadas por um pequeno centro de comércio justo no Nepal que recebe assim ajuda monetária para o difícil dia-a-dia e uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento local. É em sítios como estes e nas alturas em que são criadas as suas colecções, que Nieves faz questão de viver e trabalhar lado a lado com os seus artesãos à medida em que as peças são costuradas. Sem dúvida uma forma diferente de fazer roupa.
As colecções da Bíbico estão disponíveis on-line em
www.bibico.co.uk e ainda em diversos retalhistas europeus.

Sem comentários: