sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

“Se tu fores a São Francisco...”


Inspirada na incomparável cidade de São Francisco e arredores balneares, a colecção Tommy Hilfiger Denim Primavera-Verão 2009 é uma mistura contemporânea de estilos que harmoniza diversas influências deste famoso destino americano. Dos highlights como a ponte Golden Gate e a imponente prisão Alcatraz até às famosas ruas em colinas, tudo constitui uma fonte de ideias rica e brilhante. Saindo da cidade, passando pela praia de Stinson até ao norte e da Universidade de Stanford até ao sul, é um percurso que fornece inspiração, uma atmosfera evocativa e detalhes suaves com sombras em pastel que basearam a palete de cores da colecção. A colecção é dividida em quatro importantes grupos fashion.

ROCK SCENE vai buscar inspiração à revista pop do mesmo nome que, nos meados dos anos 70, ajudou a definir cultura jovem e inspirou os adolescentes com as características das lendas do rock como os Blondie, Patti Smith, Led Zeppelin, Iggy Pop, Rolling Stones e os Ramones. Este é um grupo “duro” e ousado. Cada item tem a sua própria identidade e inclui looks desestruturados, peças slim, artwork abstracta e letras em stencil. Existe uma mistura de tecidos e uma atitude rebelde e rock&roll predominante. De Nova Iorque a São Francisco, de costa a costa, o barulho das ruas com música hip, lojas trendy e um estilo de vida cool. Marky Ramone, ícone punk e baterista dos Ramones, trouxe a sua experiência única ao Rock Scene, inspirando uma colecção que junta scanton e jeans estilo sonora, casacos de pele e tees que caracterizam os Ramones e os logos do rock.

STANFORD sublinha o lado mais subestimado da baía de São Francisco. Indo pela Route 101 descobre-se a Universidade de Stanford, uma das cinco universidades top americanas. A vida aí é vivida até ao máximo mas de uma forma chilled out. Os universitários estudam debaixo das árvores, atravessam o campus universitário de bicicleta e skate para irem às aulas. O estilo é clássico, american cool. É relaxado com sweats e o tradicional logotipo. Reina um sentimento optimista, de esperança, gerador de espectativas.

SAN FRANCISCO DOCKS realça o trabalho árduo e um estilo próprio. As áreas Embarcadero e SOMA foram o coração da zona de trabalho de São Francisco e, apesar do comércio ter sido substituído por escritórios e apartamentos, a herança desta área ainda inspira este grupo. O estilo fabril é complementado por detalhes de uniformes e as costuras cosidas por multi-agulhas uma referência à necessidade da durabilidade do vestuário. A palete de cores é neutra, com acabamentos em metal mas com brilhantes efeverscentes que conferem vivacidade. Emblemas e artwork, inspirados nas unidades do exército e logos de empresas, providenciam detalhes e o sentimento geral é estruturado.

A azáfama da cidade é deixada para trás no grupo STINSON GETAWAY. No norte de São Francisco, a linda e boémia praia de Stinson é o destino perfeito para amigos e casais que procuram relaxar, fazerem piqueniques e talvez irem a umas festas. Conjuntos descontraídos e uma palete de cores suaves em tons pastel predominam neste grupo. As peças são usadas descontraídamente, tecidos leves, malhas e linhas informais ajudam a dar um sentimento natural. Um tema que revela lazer, romance e natureza.

Sem comentários: