segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Nike Considered Design


A NIKE, Inc. deu início à linha Nike Considered Design, os seus mais recentes produtos que combinam princípios de sustentabilidade com as últimas inovações tecnológicas na área do desporto. Não obstante a linha Considered estar já ao dispor dos consumidores há já alguns anos*, agora pela primeira vez a gama será produzida nas seis categorias chave da marca: basquetebol, atletismo, futebol, ginástica, sportswear e ainda no segmento de ténis e ACG (All Condition Gear). Nas palavras do presidente e CEO Mark Parker, "Quando olhamos para a forma como desenhamos e desenvolvemos produtos e gerimos o nosso negócio global, não é suficiente solucionar os actuais desafios. Criamos tendo em vista a economia sustentável de amanhã e para nós isso significa usar menos recursos, materiais mais sustentáveis e energia renovável na produção dos nossos novos produtos".

O objectivo da Nike Considered Design passa pela criação de produtos de performance inovadores que minimizem o impacto ambiental através da redução dos resíduos ao longo do processo de design e desenvolvimento, do uso de materiais ecológicos e a aliminação de produtos tóxicos. Espera-se agora que os designers da Nike façam escolhas de design inteligentes e sustentáveis.

Desde que a Nike lançou em 1990 o seu programa de reciclagem de calçado – Reuse-A-Shoe – que a sustentabilidade tem sido uma área-chave de desenvolvimento para a marca. Só no ano passado, a Nike apresentou o modelo "Considered Air Jordan XX3", bem como uma linha completa de vestuário para os atletas olímpicos presentes em Pequim e feita a partir de poliéster 100% reciclado. Mas a meta da empresa é muito mais ambiciosa, uma vez que pretende que a linha "Considered" inclua a totalidade do seu calçado até 2011, todo o seu vestuário até 2015 e todo o seu equipamento desportivo até ao ano de 2020. Conseguir estas metas traduzir-se-ia na redução de resíduos na cadeia de oferta Nike em cerca de 17% ao passo que o uso de materiais ecológicos aumentaria em cerca de 20%.

Ciente de que o trabalho não pode ser feito isoladamente a Nike encetou um projecto de colaboração de 10 anos com a The Natural Step, uma organização internacional de fins não-lucrativos dedicada à educação e investigação na área do desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
------------------------------------------------------
* A prestigiada linha Pegasus - já no seu 25.º aniversário - é a primeira linha de alto rendimento a ser elaborada no âmbito do “Nike Considered Design”.

Sem comentários: