terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Finalmente o nylon reciclável



Shelter Stone by Patagonia

Em 1991 a empresa norte-americana Patagonia realizou uma auditoria independente aos quatro principais tecidos que usava para confecção das suas peças de vestuário: algodão, nylon, poliéster e lã. Semanas mais tarde, estudo concluído, na qualidade de fundador da marca, Yvon Chouinard explicava ao seu staff, “para surpresa de poucos, as notícias eram más. Tudo o que fabricamos polui. Sintéticos como o poliéster e o nylon – porque feitos de petróleo – são obviamente os grandes vilões, mas o algodão e a lã não ficam muito atrás”.

E foi assim que em 1992 a marca iniciou a viragem para o poliéster reciclado (em 2005, através do Programa Common Threads passou a aceitar poliéster para reciclagem). Em 1996 passou a usar apenas algodão orgânico. Há pouco tempo começou as experimentar a lã orgânica e ainda mais recentemente deu os primeiros passos na lã Merino sem cloro. Mas o quarto material da lista negra, o nylon, há muito que lhe escapava. Até agora.

Os artigos de montanha impermeáveis de três camadas da gama Shelter Stone (disponíveis nas linhas de senhora e homem) são aclamados mundialmente como sendo os primeiros conjuntos de blusão e calças impermeáveis em nylon recicláveis. São feitos em tecido desenvolvido de tal forma que o aspecto, toque e performance se assemelhem a qualquer outro material tradicional em nylon de três camadas. Espantosamente respiráveis para um estrato impermeável, as peças Shelter Stone possuem áreas reforçadas de alto impacto, como os ombros, braços, partes laterais e cintura. Destacam-se ainda pelos pequenos pormenores: capuz compatível com capacete e ajustável em três formas e fechos revestidos com garagens de modo a evitar o frio extremo.

Sem comentários: