sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quando a moda chega aos museus


É uma tendência recente. A moda invade os museus das grandes cidades e mistura-se indelevelmente com a arte. Criadores ocupam as galerias e os artistas mostram o seu lado fashion. Em exibição um pouco por todo o mundo diversas exposições de arte e moda. Se puder ir... eis algumas:

"Sonia Rykiel. Exhibition". Museu da Moda e do Têxtil de Paris. Aberta ao público: de 20 de Novembro de 2008 a 19 de Abril de 2009
Se as criações de Sonia Rykiel sobreviveram tão bem ao teste do tempo é porque sempre souberam abraçar a sua era... A exposição parisiense é uma retrospectiva do trabalho da famosa e original estilista, na passagem do 40.º aniversário da sua Casa. Composta por roupas, fotografias de moda (Sarah Moon, Isserman) e vídeos de desfiles de moda.

"Gothic: Dark Glamour". Museum at the Fashion Institute of Technology (FIT), Nova Iorque. Aberta ao público: de 5 de Setembro de 2008 a 21 de Fevereiro de 2009
Inevitável. "Gótico" faz-nos evocar imagens de morte, destruição e decadência. Não é apenas uma palavra que descreve algo como uma catedral de estilo gótico, por exemplo. É quase sempre um termo que implica o escuro, o bárbaro e o sombrio. E foram essas conotações negativas que converteram o gótico num símbolo ideal de rebeldia para uma ampla gama de outsiders culturais. Ao longo da já longa história do gótico na nossa civilização (em literatura, na pintura, no cinema, na música...) a moda tem sido elemento central para a nossa visão do movimento. Dedicada ao gótico na moda, a exposição mostrará designers como Alexander McQueen, John Galliano de Christian Dior, Rick Owens, Gareth Pugh, Anne Demeulemeester, Anna Sui, Olivier Theyskens, Riccardo Tisci de Givenchy, Jun Takahashi de Undercover e Yohji Yamamoto.

"Fashion V Sport". Victoria and Albert Museum. Aberta ao público: de 5 de Agosto de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Irá explorar a relação entre a moda contemporânea e as marcas globais de sportswear. Ambas se inspiraram no estilo urbano e ultimamente vêm encetando uma maior colaboração. Em exibição estão 60 conjuntos (incluindo sportswear de performance), trabalhos de designers de moda como Stella McCartney que desenvolveram gamas de sportswear e ainda peças de vestuário como o trabalho da marca japonesa Visvim que mostram a influência do sportswear na alta moda. Destaque ainda para highlights de colecções que incorporaram o estilo desportivo na moda de passarela (Bernard Wilhelm, Jean Charles de Castelbajac, Dries van Noten, Kim Jones...), esboços de design, fotografias e filmes que pretendem examinar a forma como estes produtos são usados, criados, publicitados e coleccionados.

Sem comentários: