quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Le Cuir à Paris: à grande e à francesa



Première Vision Pluriel: a ousadia de uma oferta de primeira

O sucesso a que preço? Pela ousadia. Os seis eventos que compõem o Première Vision Pluriel – que decorreu de 23 a 26 de Setembro com a sessão Outono/Inverno 2009-10 no Paris-Nord Villepinte – voltaram a demonstrá-lo. Não obstante um clima económico mundial excepcionalmente difícil, os diferentes salões realizaram-se numa muito positiva atmosfera de descoberta. Os expositores mostraram uma surpreendente ousadia para tempos tão incertos e que os motivou a continuar a apostar na criatividade e qualidade. Os compradores – aqui a percentagem de compradores internacionais permanece inigualada – aplaudiram as suas originais e renovadas propostas. Foram quatro dias de proveitoso intercâmbio e diálogo, de negócios e de sinergias, confirmando o Première Vision Pluriel como ponto de encontro essencial para todos os profissionais internacionais que trabalham nos têxteis de moda.

Le Cuir à Paris e o seu bom ambiente de trabalho

349 expositores de 24 países participaram na 15.ª edição do Le Cuir à Paris. Apesar da conjuntura vivida internacionalmente e dos problemas com os transportes públicos sentidos no dia de abertura, os compradores marcaram forte presença, registando-se 12.773 visitas, uma ligeira queda em comparação com o evento de Setembro de 2007. Foi perceptível a progressão nos números de visitantes vindos de Itália, (+11%), Portugal (+31%), Rússia (+27 %) e dos países escandinavos como a Suécia (+13 %). Ao mesmo tempo, a proporção de visitantes internacionais permanece nos 65%.

No cômputo geral, os expositores mostraram-se satisfeitos com a qualidade dos contactos estabelecidos ao longo dos 4 dias de feira. Considerada por alguns como a melhor edição até à data, Le Cuir à Paris não desapontou os expositores que se estrearam em Setembro e que na sua maioria pretendem regressar no próximo ano. O sucesso da edição foi confirmado por muitos expositores que explicaram a importância do salão francês como plataforma privilegiada para localização de fornecedores de matérias-primas e serviços na produção de vestuário e demais artigos em pele e couro. O Le Cuir à Paris é ainda por muitos apontado como uma excelente oportunidade de conhecer compradores e as últimas novidades do universo da moda que lhes permitem melhorar o seu negócio, orientando-os em conformidade com as tendências da próxima estação.

Este ano, a abertura do salão ao sector de mobiliário e decoração de interiores não passou ao lado. A área "Home Inspiration" ofereceu um conceito criativo das possibilidades materiais para o sector. Ao lado, a exibição "Intérieurs Cuir" cativou um bom número de visitantes e a sua presença foi unanimemente apreciada tanto por expositores como pelos visitantes. Os materiais em oferta, a riqueza dos produtos expostos e os novos efeitos de materiais foram alvo de elogios. Béatrice Rousseau, directora geral da feira, comentou: "Todos os expositores cuja oferta de material correspondia ao posicionamento do certame (no que toca a criatividade, inovação e originalidade) retiraram resultados muito positivos da sua participação. Os visitantes inquiridos mostraram-se também agradados com a oferta registada que vem crescendo de ano para ano, tornando-se mais vasta e mais interessante."

A versatilidade e nobreza do couro atraem uma ampla variedade de visitantes, dos acessórios de moda à decoração de interiores. Com uma importante oferta de materiais para os mais diferentes segmentos, o Le Cuir à Paris beneficia ainda da proximidade com o Première Vision que inspira meio mundo na produção de colecções que se querem vencedoras. Casamentos de materiais que opõem couros muito mate ou envernizados, couros com efeitos inspirados no universo dos têxteis e vice-versa, efeitos molhados e rugosos, toques delicados que contrastam com toques tipo-papel, inspirações em padrões de "fatos", novas pregas, volumes e ideias nascidos da década de 30 como as cores "Klint", irão marcar a estação Outono-Inverno 2009/10, na qual se fará notar o discreto regresso da avestruz.

Próximas edições em 2009: 10 a 13 de Fevereiro e de 15 a 18 de Setembro

Sem comentários: