quarta-feira, 1 de outubro de 2008

IMB 2009: à descoberta de novos horizontes


O mundo do processamento têxtil

São muitos os produtores de vestuário que procuram desenvolver produtos mais ecológicos através de métodos e instalações mais "verdes". Neste contexto, os grandes fornecedores de tecnologias para a indústria de confecção esforçam-se por construir máquinas que respondam a esses requisitos em termos de facilidade de uso e ergonomia, prestando ainda especial atenção à melhoria dos índices de produtividade, versatilidade e eficiência. Tentam ainda minimizar o impacto no ambiente, conservar os recursos e promover a reciclagem.

Actualmente a nova maquinaria incide muito na conservação dos recursos energéticos, na redução dos índices de ruído, de calor e de vibrações e na minimização de óleos lubrificantes, oferecendo simultaneamente flexibilidade e melhor qualidade. A título de exemplo, nas máquinas de costura industriais, o ruído gerado por apenas algumas unidades não é significativo; mas quando milhares de máquinas são usadas ao mesmo tempo, mesmo uma pequena redução no nível de ruído de cada máquina terá a longo prazo um grande efeito na saúde e audição dos seus operadores...

Também, as melhorias introduzidas do domínio da electrónica aumentam a produtividade e
flexibilidade ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia. Os ajustamentos, seja no corte ou nos parâmetros de costura tornam-se mais rápidos através da utilização de elementos electrónicos, verificando-se a redução dos tempos de programação na mudança de design e de estilo no decorrer da produção.

Construções especiais para aplicações técnicas
A escolha de máquinas para têxteis técnicos pesados e difíceis de coser está a aumentar, aumentando ainda as funcionalidades especiais que oferecem. Cosem materiais leves e muito pesados para aplicações que vão desde os assentos para automóveis e cintos de segurança até interiores de aviões e filtros especiais. Há já alguns anos que o segmento de máquinas para bordados se vai diversificando para os mercados de têxteis técnicos, uma vez este tipo de equipamento permite a realização de praticamente qualquer operação, proporcionando total flexibilidade de forma, reprodutibilidade e simplicidade de pré-programação.
A IMB 2009 decorre entre os dias 21 e 24 de Abril em Colónia.
Mais informações sobre a feira da KölnMesse

Sem comentários: