terça-feira, 14 de outubro de 2008

O algodão orgânico hoje no Porto



A quantidade de agricultores de algodão orgânico cresceu mundialmente, tendo no biénio de 2007/08 crescido 152 por cento. Estas são as conclusões de um relatório publicado pela Lubbock, pertencente ao Organic Exchange (OE). Segundo o seu Relatório de Cultivo de Algodão Orgânico e Fibras 2008, a produção deste tipo de algodão subiu para as 145.872 toneladas métricas (ou 668.581 fardos), sendo este actualmente cultivado em 161 mil hectares distribuídos por 22 países de todo o mundo.

Este relatório será formalmente divulgado no decorrer da 6.ª Conferência e Mercado Global do Organic Exchange que começa hoje na cidade do Porto e que se prolongará até ao próximo dia 17 – sexta-feira – nas instalações do Hotel Porto Palácio. Paragem quase obrigatória para os profissionais do sector, o evento internacional será participado por centenas de líderes em representação da cadeia de valor global das fibras e contará, entre outros experts mundiais, com a presença de John Elkington, conceituado autor e aclamado guru do desenvolvimento sustentável e especialista em responsabilidade social das empresas. Ao longo de quatro dias, serão dadas a conhecer as melhores práticas, debater-se-ão as questões emergentes, delineando-se ainda as estratégias que visam a maximização do retorno no investimento em algodão orgânico. À conferência seguir-se-á uma visita guiada à fábrica de Guimarães do Grupo Teviz S.A. uma das primeiras unidades mundiais a ser certificada segundo as novas Normas Globais para Têxteis Orgânicos.

O Organic Exchange é uma organização fundada em 2002 e cuja actividade visa facilitar a expansão do abastecimento global de fibras de algodão orgânico, através do trabalho em estreita proximidade com os agricultores, principais marcas, retalhistas e respectivos parceiros de negócio no desenvolvimento de programas específicos. Saiba mais sobre o Organic Exchange em www.organicexchange.org

Sem comentários: