terça-feira, 7 de outubro de 2008

Presidência da ANIVEC/APIV no GINETEX promove reunião internacional


Assembleia-geral conta com 12 países europeus

A Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) promove nos próximos dias 9 e 10 de Outubro uma reunião de alto nível do Ginetex, instituição a que preside no biénio 2007-2008. O Ginetex – Associação Internacional de Etiquetagem para a Conservação de Têxteis define a simbologia impressa nas etiquetas dos têxteis relativas aos cuidados a ter com os mesmos. "A toda a hora, todos nós usamos algo definido por este organismo", salientou Orlando Lopes da Cunha, presidente da ANIVEC/APIV, a propósito da importância do evento, que servirá ainda para eleger os próximos órgãos directivos para o biénio 2009-2010. O encontro, que tem lugar nas instalações da ANIVEC/APIV em Lisboa, conta com a presença de membros provenientes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Eslovénia, Finlândia, França, Holanda, Itália, Reino Unido, República Checa e ainda Suíça.

Sublinhe-se que durante o mandato da ANIVEC/APIV foram tomadas importantes decisões, designadamente o novo design gráfico para o símbolo de "proibição de branqueamento" (produtos à base de cloro ou oxigénio) nas peças de roupa com esse símbolo, a descontinuidade do Gincode (código numérico), bem como a inclusão do Brasil como novo país-membro.

Verifica-se actualmente que as novas tecnologias e as tendências de consumo geram a necessidade de constantemente adaptar o sistema de etiquetagem de conservação dos têxteis em geral, pelo que um princípio básico do Ginetex é ajustar a simbologia associada, tendo em conta as tendências ecológicas. Por esta razão, fornece ao consumidor e à cadeia têxtil a informação correcta no domínio do tratamento e conservação de têxteis, através do conhecido sistema simples e uniforme de símbolos de intuição universal. Os símbolos usados estão registados na WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).

Sem comentários: