quinta-feira, 9 de outubro de 2008

22.ª edição da MODACALZADO+IBERPIEL supera expectativas



Organizada pela Ifema, realizou-se de 25 a 27 de Setembro, na Feira de Madrid

A vigésima segunda edição da Modacalzado+Iberpiel, Salão Internacional de Calçado e Artigos de Pele, realizada de 25 a 27 de Setembro na Feria de Madrid, fechou as suas portas com uma moderada satisfação e um balanço comercial cujos resultados superaram as expectativas iniciais dos expositores. O certame, organizado pela IFEMA, em colaboração com a Federação das Indústrias do Calçado (FICE) e a Associação Espanhola de Fabricantes de Marroquinaria (ASEFMA), recebeu um total de 13.312 profissionais, 8% menos do que na sua edição anterior. Para a direcção da Modacalzado+Iberpiel, esta ligeira descida no número de visitantes – algo menor do que o registado pelos outros grandes encontros internacionais do sector – tem uma relação directa com o actual contexto de desaceleração económica mundial e com a
travagem do consumo. Igualmente, teve uma importante incidência neste valor a redução do número de pontos de venda e empresas que integram o sector em Espanha.
Do total de profissionais, 10.377 eram de proveniência espanhola e 2.575 estrangeira.

O número de participantes internacionais correspondeu a 19,4% do total. Esta presença estrangeira confirmou que o salão é uma ferramenta fundamental para a exportação do
calçado espanhol. Dos 70 países que visitaram o certame, destacam-se Portugal, o Reino Unido, a Itália, a Grécia e a França. Os maiores crescimentos de profissionais registaram-se em países como a Itália, com um aumento de 60%; a França, com 32% e o Reino Unido, com 24%, recuperando, deste modo, os níveis alcançados em 2007. A Rússia (que duplicou a sua presença em comparação a 2006), bem como a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão, são outros dos países que aumentaram o número de visitas à feira. Profissionais de países como Portugal, Grécia, Estados Unidos, México ou os países do Golfo baixaram ligeiramente a sua assistência nesta edição.

A vigésima segunda convocatória da feira espanhola reuniu 480 expositores directos e mais de mil marcas de calçado e artigos de pele, entre as quais se encontravam nomes de reconhecido prestígio dentro e fora das nossas fronteiras, como Pons Quintana, Magrit, Dorotea, Paco Gil, Pedro Miralles, Chie Mihara, Pura López, Lola Cruz, Wonders, Salvador Sapena, Rebeca Sanver, Pikolinos, Cats ou Puntotres, entre outras. O nível de qualidade, design e inovação das colecções apresentadas, em conjunto com a diversidade da oferta reunida, confirmaram este certame como um dos três encontros profissionais mais importantes da Europa e a melhor montra comercial em Espanha para a promoção dos sectores do calçado e da marroquinaria. No total, o certame concentrou nesta edição 70% da produção total da indústria espanhola do
calçado.

Palco de múltiplas actividades
Um variado e atraente programa de actividades complementares completou a singular oferta da feira. Um dos encontros mais interessantes foi a celebração do Seminário WGSN Modacalzado+Iberpiel levado a cabo pelo prestigiado portal internacional especializado em moda e tendências (WGSN), que transmitiu aos profissionais do sector as grandes linhas que irão predominar nas criações da Primavera-Verão 2009, assim como um avanço do Inverno 09/10.O certame também foi o palco da conferência sobre as propostas da nova estação, pela mão do prestigiado cool hunter, Aldo Premoli, organizada pela Associação Nacional de Calçado Italiano (ANCI) e o Instituto Italiano de Comércio Exterior.

Uma das actividades que mais curiosidade suscitou entre os visitantes foi a exposição "O Calçado no Cinema", organizada pelo Museu do Calçado de Elda. A mostra, que oferecia um novo olhar sobre o atraente universo do calçado, exibiu 25 pares de sapatos e 25 cartazes de filmes que marcaram uma época. Assim, puderam contemplar-se desde as botas utilizadas como ícone sexual em "Striptease", até "As Aventuras de Priscilla" ou "Pretty Woman", passando pelos sapatos que tenta calçar a namorada de Fernando Rey em "Viridiana".Para além disso, no âmbito da feira realizou-se a entrega de "O Lápis de Ouro", galardão que se concede aos melhores jovens designers de calçado, sendo expostas ascriações de todos os modelos finalistas. A Modacalzado+Iberpiel acolheu igualmente uma nova edição da "Vitrina da Moda", uma montra única para conhecer num único espaço algumas das propostas mais chamativas em sapatos e malas, através de amostras reais.

Comodidade, colorido e elegância
Mais uma vez, o salão transformou-se numa grande passarela de tendências. Desta feira, das propostas em calçado e complementos para a próxima Primavera-Verão 2009. Para Senhora, destacam-se os saltos altos, sandálias sensuais, formas atrevidas e sapatinhos de ballet, em cores variadas. Modelos ousados, alegres e cómodos marcarão o passo do calçado jovem, com sandálias, sapatinhos de ballet, sapatos com cunha e inclusive botas abertas, como principais propostas. Os homens, de seu lado, encherão os seus armários com mocassins, calçado desportivo, náuticos e sapatos de cerimónia onde sobressai a qualidade e a comodidade. O calçado infantil da nova estação terá como protagonistas o desenho e a cor.
No que se refere aos complementos, as malas grandes, os vernizes e os tons ácidos perfilam-se como as tendências predominantes.

Sem comentários: