sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O fim das costuras



Smoothfit, tecnologia inovadora de calçado e têxtil

A Reebok acaba de lançar os SmoothFit, a inovadora tecnologia de calçado e têxtil, desenvolvida em parceria com alguns atletas patrocinados pela marca, como Lewis Hamilton, Carolina Klüft e Thierry Henry. A engenharia dos produtos SmoothFit elimina todas as costuras para reduzir o atrito, irritações e formação de bolhas. Proporcionam um maior conforto, para que os atletas se possam concentrar, treinar e correr mantendo um estilo próprio. Uma pesquisa do conceituado Departamento de Ciências Desportivas da Universidade John Moore revelou que os calçados SmoothFit são 20% mais confortáveis do que os modelos produzidos pela concorrência*.

Com a tecnologia SmoothFit, todas as costuras são comprimidas e termicamente vedadas de modo a acomodar o corpo e os pés numa construção suave e sem costuras. A colecção está disponível numa variedade de produtos da marca em lojas um pouco por todo o mundo.

* Estudo comparativo com a Nike e a Asics.

Um toque Oriental em sua casa



Soraya, uma marca especializada em tapeçaria oriental, apresenta a sua nova colecção. A oferta atende igualmente a outros produtos, como as tapeçarias em pele e mecânicas, papel de parede e alcatifas.

Com o objectivo de responder às necessidades de um mercado exigente, a Soraya tem um serviço que permite ao cliente criar o seu próprio tapete, uma ideia que se adapta na perfeição às necessidades pretendidas, com um toque exclusivo. O desenho, as cores e as medidas são escolhidas pelo cliente de acordo com o ambiente que este pretende, permitindo-lhe obter uma peça única de decoração e conforto.As lojas Soraya têm também ao dispor dos seus clientes serviços de restauro e de lavagem de todo o tipo de tapeçarias realizado por profissionais com uma vasta experiência nesta área.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Depois do Homem... A Mulher Cortefiel



A Cortefiel apresenta uma colecção muito feminina e colorida. As calças são as protagonistas, as blusas fluídas, os cortes estruturados e de forma arquitectónica, sobretudo nos blusões e casacos; estes últimos sempre curtos.

Nos tecidos destaca-seo otomano (tecido de origem turca), o verniz, o vinil e as lãs de textura, as flanelas finas e as malhas de caxemira e angorá. Os acessórios têm um papel primordial para o look perfeito.

Springfield Leva o Design Para a Rua


Consegues imaginar uma das suas criações a passear pelas ruas de todo mundo?

A pensar nas jovens mentes inquietas e criativas de todo o mundo que a Springfield acaba de lançar o Concurso LifeEasy para a criação da nova imagem dos sacos de loja para a nova temporada Primavera/Verão 2009.

O regulamento do Concurso LifeEasy está disponível na nova página web da Springfield em www.spf.com/experiences - faz o up load da tua proposta criativa e habilita-te a ser o grande vencedor e a ver a tua criação nos próximos sacos da Springfield. O layout vencedor será impresso nos sacos da Springfield e estará presente em todos os países onde a marca tem lojas (623 lojas em 38 países). O vencedor do Concurso LifeEasy recebe ainda um prémio monetário no valor de 1.000 euros e pode ver a sua assinatura nos novos sacos Springfield.

Envia a tua proposta até ao dia 10 de Dezembro de 2008 (inclusivé). A nova imagem deve respirar o espírito Springfield: jovem, urbano, autêntico, criativo, casual, curioso… Entra na nova página web da Springfield em http://www.spf.com/ e conhece as últimas tendências da moda, informa-te sobre o que se passa à tua volta e o que não podes perder!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Celebre o Dia da Mulher Rosa



No dia 30 de Outubro, vista uma peça de roupa rosa na luta contra o cancro da mama.

No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas – promove, no próximo dia 30 de Outubro, o Dia da Mulher Rosa. O objectivo é chamar a atenção para um problema de saúde pública.

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos. Através desta iniciativa, a Associação pretende alertar todas as mulheres para a importância de um auto-exame mamário mensal, mamografias periódicas e observação médica anual.



Grupo Inditex relança Lefties



O Grupo Inditex quer combater queda do consumo e concorrência apostando num novo conceito de lojas a baixo custo. A proposta chama-se Lefties, marca do grupo que já existe há alguns anos e que irá ser reformulada, podendo tornar-se um produto mais atractivo, devido à crise económica, de acordo como o jornal espanhol Expansión.

Ao apoiar-se agora no mercado de baixo custo, a Inditex procura igualmente combater a concorrência ditada por outros gigantes europeus da moda a preços baixos, como a H&M, a C&A e a Primark. Para esta marca, o grupo espanhol conta com uma equipa própria de estilistas e de compras, como acontece com as restantes oito cadeias do grupo. Segundo fontes da Inditex, citadas pelo Expansión, a Lefties, que tem meia centena de lojas em Espanha, nasceu e irá manter-se como o outlet da Zara, cadeia a que está ligada. No entanto, outras fontes da companhia garantem que a Inditex tem vindo a aumentar o volume de compras para o próximo Inverno, para a cadeia Lefties. Referem ainda que a colecção própria ganha cada vez mais terreno em relação aos modelos da Zara, único produto que a Lefties vendia originalmente.

Em Portugal, a Inditex lançou a marca Lefties em 2006, abrindo quatro lojas, bem como outras três da marca Zara Reduce. A aposta nestas marcas foi feita com o objectivo de escoar stocks de colecções anteriores e vender produtos com pequenos defeitos.

Fonte: dn.sapo.pt

Concurso Design am Rhein


Contagem decrescente para o Concurso de Design da Igedo: Design am Rhein aberto aos Talentos de Moda da Europa até 28 de Novembro de 2008

A moda precisa sempre de novos impulsos e ideias. Razão pela qual a Igedo Company e a Akademie Mode & Design coloca os designers talentosos e emergentes na ribalta no seu concurso Design am Rhein. Nesta criativa competição de design é permitido até 10 finalistas apresentarem as suas colecções num desfile de moda nas Igedo Fashion Fairs Düsseldorf de 1 a 3 de Fevereiro de 2009. Aí eles vão ainda poder fazer contactos-chave para uma carreira internacional no Design de Moda. Pela primeira vez esta oportunidade é agora alargada não apenas a talentos de moda dos países de língua alemã, mas também a outros de diferentes nacionalidades europeias. Após o desfile dos finalistas um júri de peritos anunciará os vencedores.

Os vencedores receberão então um stand grátis nas Igedo Fashion Fairs Düsseldorf de Julho de 2009 e Fevereiro/Março de 2010 e as suas colecções irão abrir o Gallery Show nas duas feiras. O vencedor do primeiro prémio receberá também um stand grátis na CPM Moscow em Setembro de 2009 e Março de 2010. Juntamente com apoio profissional a todos os cinco campeões, o vencedor do primeiro lugar receberá ainda uma sessão fotográfica profissional da sua última colecção, bem como presença na Internet.

Contudo, antes de tudo isto acontecer, os participantes têm de se apresentar a um júri de topo. Os seus membros incluem Jeanette Osterried (St. Martins College, Londres), Verena Weidemann (Akris), Antje Boll (Bruno Pieters e Hugo Boss) e Anja Umann (Freelancer para Yohji Yamamoto e Kris van Assche). Bernardo da Franca (Trendstore Fashion Clinic), Gudrun Allstädt (Chefe da Secção Mulher da TextilWirtschaft) e Harald Hochheimer (Director editorial da Trend Magazine TM-Fashion) também farão parte do júri.

Os jovens designers interessados ainda têm até 28 de Novembro para submeter as suas candidaturas. O concurso está aberto a designers capazes de produzir e comercializar pelo menos duas colecções consistindo em 20 modelos por ano. Os candidatos também não podem ter mais de 40 anos de idade. As colecções consideradas podem ser de homem ou mulher para a estação Outono/Inverno 2009/10. Os designers que já expõe nas Igedo Fashion Fairs não podem competir.

Prazo limite para as candidaturas: 28 de Novembro.

Para informações detalhadas e condições de participação, consulte:
www.igedo.com/design-am-rhein

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mango cria ROMANCE




Este é o nome da mais recente colecção da Mango para o Outono/Inverno 08-09. Mónica Cruz fez as honras da casa e apresentou o desfile no Four Seasons Hotel the Bosphorus de Istambul, em que participou Nuno Lopes, a imagem da colecção masculina He by MANGO.

O nome: ROMANCE, graças à feminilidade dos seus pormenores e ao seu ar romântico e floral (flores em aguarela ou ikat e estampado cashmere) que joga com o contraste entre elementos femininos e masculinos (casacos de cabedal de look motoqueiro, golas mao, pormenores de alfaiataria, entre outros).

Destaca-se a cor lilás, assim como uma vasta gama de tons ameixa, estampados de gardénia em tons azeitona, fatos de saia-tubo com um novo comprimento ou calças pelo tornozelo de forma carrot. Encontramos também sobretudos com forma de tulipa que acentuam o volume nas mangas, casacos de tweed e saias com xadrez escocês, além de cardigans com cintos que realçam a cintura.

A MANGO apresenta também os seus limited edition para esta estação. Na colecção Penélope & Mónica Cruz for MNG, as irmãs Cruz dão o seu toque pessoal a peças de inspiração vintage, misturando elementos do guarda-roupa masculino e feminino para o dia. Para a noite e o cocktail destacam-se as silhuetas femininas e glamorosas.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

All Star com design português



Ana Ventura, faz parte de um leque de 1oo designers seleccionados para a elaboração de um par de sapatos All Star da Converse (RED) no âmbito do centenário da marca, do modelo de ténis e inserido no projecto (RED) com fim à angariação de fundos para o combate da sida, malária e tuberculose em África.

«Spread the news» («Espalhem a notícia») é o nome do sapato ilustrado por Ana Ventura, que tem como ideia base a «ajuda intercontinental entre as pessoas» e a certeza de que «quando a palavra corre as coisas acontecem». «Cada lado do sapato representa um continente. O americano e o africano. Em cada um deles está um grupo de figuras a tentar comunicar e a pedir ajuda. As ilhoses dos sapatos funcionam como os ouvidos e as bocas dessas pessoas, e a comunicação entre elas é feita através do atacador», descreveu a ilustradora à Agência Lusa.

Este e outros modelos fazem parte da nova colecção Outono/Inverno da All Star. Os tennis custam 138 euros e estão disponíveis em várias lojas on-line e no site www.anaventura.com

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Descubra o Homem Cortefiel



Esta temporada, a Cortefiel propõe um homem cheio de energia e vibrante. As forças da natureza e as cores naturais, castanhos e verdes, mas também azuis luminosos combinados com tons crus, conjugam-se na perfeição com cores metálicas e vermelho fogo.

Na sua vertente casual, apresenta-se um homem com um look desportivo e confortável, com artigos cómodos como o polo rugby, calças tingidas, denim, camisas com bordados, casacos com efeitos de lavagens e sapatos em pele envelhecida.

Quando a moda chega aos museus


É uma tendência recente. A moda invade os museus das grandes cidades e mistura-se indelevelmente com a arte. Criadores ocupam as galerias e os artistas mostram o seu lado fashion. Em exibição um pouco por todo o mundo diversas exposições de arte e moda. Se puder ir... eis algumas:

"Sonia Rykiel. Exhibition". Museu da Moda e do Têxtil de Paris. Aberta ao público: de 20 de Novembro de 2008 a 19 de Abril de 2009
Se as criações de Sonia Rykiel sobreviveram tão bem ao teste do tempo é porque sempre souberam abraçar a sua era... A exposição parisiense é uma retrospectiva do trabalho da famosa e original estilista, na passagem do 40.º aniversário da sua Casa. Composta por roupas, fotografias de moda (Sarah Moon, Isserman) e vídeos de desfiles de moda.

"Gothic: Dark Glamour". Museum at the Fashion Institute of Technology (FIT), Nova Iorque. Aberta ao público: de 5 de Setembro de 2008 a 21 de Fevereiro de 2009
Inevitável. "Gótico" faz-nos evocar imagens de morte, destruição e decadência. Não é apenas uma palavra que descreve algo como uma catedral de estilo gótico, por exemplo. É quase sempre um termo que implica o escuro, o bárbaro e o sombrio. E foram essas conotações negativas que converteram o gótico num símbolo ideal de rebeldia para uma ampla gama de outsiders culturais. Ao longo da já longa história do gótico na nossa civilização (em literatura, na pintura, no cinema, na música...) a moda tem sido elemento central para a nossa visão do movimento. Dedicada ao gótico na moda, a exposição mostrará designers como Alexander McQueen, John Galliano de Christian Dior, Rick Owens, Gareth Pugh, Anne Demeulemeester, Anna Sui, Olivier Theyskens, Riccardo Tisci de Givenchy, Jun Takahashi de Undercover e Yohji Yamamoto.

"Fashion V Sport". Victoria and Albert Museum. Aberta ao público: de 5 de Agosto de 2008 a 4 de Janeiro de 2009
Irá explorar a relação entre a moda contemporânea e as marcas globais de sportswear. Ambas se inspiraram no estilo urbano e ultimamente vêm encetando uma maior colaboração. Em exibição estão 60 conjuntos (incluindo sportswear de performance), trabalhos de designers de moda como Stella McCartney que desenvolveram gamas de sportswear e ainda peças de vestuário como o trabalho da marca japonesa Visvim que mostram a influência do sportswear na alta moda. Destaque ainda para highlights de colecções que incorporaram o estilo desportivo na moda de passarela (Bernard Wilhelm, Jean Charles de Castelbajac, Dries van Noten, Kim Jones...), esboços de design, fotografias e filmes que pretendem examinar a forma como estes produtos são usados, criados, publicitados e coleccionados.

Nunca mais é Natal!


A Colecção Winter Gifts 08/09 da Women'Secret

Já a pensar nos presentes de Natal, a Women’Secret criou a colecção Winter Gifts com temáticas diferentes e sugestões para todos os gostos: pijamas, conjuntos de lingerie, necessaires, acessórios para o frio e objectos de decoração.

Nova Colecção Outono/Inverno por Ana Sousa



A moda de Inverno foca num novo carácter consciente com numerosos estilos onde a Pura Intuição brinca com opostos, misturando referências contraditórias em termos de design, cor e tecidos Se antes as peças eram vestidas em camadas, hoje o estilo consiste em inverter e mudar o papel das roupas. Começa uma fase de criatividade minimalista.

Face a uma corrente de tons escuros, o preto está presente em diversas tonalidades: do baço ao brilhante ou com textura…enfim, um registo cromático que eleva a elegância ao seu máximo. Sedas misturadas com nylon, malhas com cetim, pêlos com malhas…todas as combinações são possíveis. O segredo é mudar personalidades ao jogar combinações. Verdes musgo, amarelos óleo, azuis tinta e vermelhos groselha conjugam com os mais variados tons de cinza e pretos, marcando uma nova harmonia outonal. A cor é garantida com a textura fascinante dos tecidos e com o jogo de xadrez em cores alegres e divertidas.

A cintura não será altíssima nem baixíssima, mas "no lugar". Poderá ser realçada por cintos ou escondida por peças volumosas. Já que a silhueta tanto pode ser ampla, bem folgada e volumosa, como justa, por vezes adelgaçante, mas com volumes focados. Estilos cultivados definem a silhueta perfeita. Casacos, fatos, vestidos…tudo é ajustado e exposto, mas mais elegante, perfeito e reservado, embora arrebatador. Infusões de cores em oposição ao preto e cinzento, silhueta marcada, materiais surpreendentes e luminosidade fazem da moda, para a próxima estação de Outono/ Inverno 2008-09, um evento espectacular.

texto by Ana Sousa - versão integral em http://www.flordamoda.pt/fm/novidades.html

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Black Label


Pedro del Hierro Outono/Inverno 08/09

A colecção Black Label para a temporada Outono-Inverno 08/09 da Pedro de Hierro divide-se em quatro grupos de cores distintos:

AMAZÓNIA: verde e vison
Neste grupo observa-se o poder de inspiração de elementos da natureza dentro de uma grande cidade através da combinação de materiais nobres e modernos, novos cortes e formas que procuram uma evolução com vista o futuro.
LIPSTICK: vermelho ginja, tabaco e cru
O vermelho é o grande protagonista. Evocando sensualidade, subtileza e glamour. A selecção de tecidos permite criar volumes harmoniosos para moldar ao corpo feminino.
CLASSIC: preto e mostarda
Neste grupo as formas tornam-se mais puras e abstractas para dar um aspecto mais sóbrio e clássico. O preto integral contrasta com o amarelo mostarda, dando um look mais fresco e sofisticado.
ESPIRITUAL: cinzento, pedra e beringela
Uma procura espiritual, uma pausa, um luxo. Tecidos leves, transparências, fitas, brilhos que nos levam a um ambiente de linhas delicadas e fluidas. As sedas púrpuras misturam-se com tons cinza e prateados, que nos transportam para os reflexos metálicos das grandes cidades.

A cidade com todas as suas luzes


STONES Primavera/Verão 2009

A liberdade não é uma questão de hierarquia... É a consciência de independência numa parceria com o estilo de vida metropolitano. Os heróis da grande cidade são multifacetados e expressivos nas formas que integram os seus sentimentos com o espírito dos tempos. As suas exigências pedem uma colecção forte, cheia de carácter:

East Coast Shooter leva-nos até uma perspectiva americana da vida nos anos 20 e 30 – uma atitude que unifica na perfeição a estética e as linhas desportivas. Glamour e despreocupação. Refinamento e leveza. Excelente para combinações. Dakar Offroad é uma aventura de moda em dunas de areia ao estilo urbano para os cowboys da grande cidade. O lado masculino da natureza. Os tons da cidade palestiniana de Jafa, vermelho e branco emprestam o seu colorido aos tons de areia, terra e café. Great Lakes e a vastidão do céu e da água causam um grande impacto; aliados a um luxurioso espírito desportivo, contribuem para um Verão muito "preppy". Um poderoso jogo de elementos fascinantes em azul/branco e verde. Melbourne Championship incide no poder das cores, com um entusiasmo pela vida que agrada a qualquer homem. Materiais leves trazem o Verão até à cidade. Uma atmosfera intensa de prazer e liberdade respira com uma fresca vitalidade. S-Lines by Stones é clássica, mas diferente. Relaxada e individual, com o charme discreto da rotina diária do mundo dos negócios. Inteiramente ao estilo do design da colecção para a Milano Centro, evocando a atmosfera levemente elitista das modernas metrópoles; auto-confiante em estética e estilo, sem comprometer em expectativas de qualidade e trabalho manual. "Stile Italiano".

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Proteja a sua loja com um Look Fashion

Para muitos um sistema anti-furto serve "apenas" para proteger a loja com eficácia... para a Gateway, a segurança é sinónimo design e look fashion.

Se a primeira impressão é a que mais capta a atenção, então uma entrada fashion é o look de ordem. Hoje os retalhistas apostam no aroma, na música ambiente, mobiliários modernos, espaços abertos e porque não aplicar o mesmo na Segurança? A Gateway, empresa de segurança electrónica, garante uma presença atraente com os seus sistemas EAS e assegura uma experiência de compra por parte dos visitantes da loja, interferindo o mínimo possível com a experimentação do artigo.

Com base nesta realidade, a Gateway aposta em antenas EAS modernas e discretas, concebidas especialmente em acrílico (material transparente) para não afectar o layout da loja, mas não só, existe também a possibilidade de personalização das antenas com logotipos, cores corporativas, mensagens promocionais, sendo uma forma de merchandisisng que alia a segurança à promoção. Conheça as diferentes soluções para o retalho em www.gateway-portugal.com

Novas fotos de desfiles no F2-FashionSquare.pt


Propostas para cerimónia e noivas dos criadores que participaram na Puerta de Europa, Madrid, e já um cheirinho de Verão da CPD Düsseldorf e Body Look. Acabaram de ser colocadas fotos destes desfiles no F2-FashionSquare.pt. Dê um salto até lá!

Link directo: http://www.f2-fashionsquare.pt/Desfiles.htm

Uma causa para um mundo melhor!



O espaço multicultural AS ESCOLHAS DE SOFIA, que tem como principio a sinergia entre a moda - criada por Sofia de Almeida - o design, a beleza, o lifestyle e outras manifestações artísticas, estabelece uma parceria de solidariedade com a Fundação João XXIII na Guine Bissau. A Fundação apoia projetos na Guine Bissau nas areas de saúde, educação e agricultura. A primeira acção será realizada no dia 23 de Outubro a partir das 16h no Espaço AS ESCOLHAS DE SOFIA. Durante este dia uma percentagem das vendas será revertida a favor destes projectos.

AS ESCOLHAS DE SOFIA, nasceu em Setembro e pretende ser mais do que uma simples loja de roupa. Aliam-se a este espaço as exposições, as tertúlias e diversas mostras culturais. A roupa encaixa no estilo Casual Chic, com soluções requintadas e versáteis para o dia-a-dia, onde a originalidade passa pelos materiais invulgares, como as malhas polares ou as membranas técnicas impermeáveis, tecidos habitualmente usados em roupas desportivas. Em breve a loja apresentará uma linha de banho da Hermar.

E o Óscar vai para ...


Onda, Petratex, Profato e ‘kayaks’ Nelo receberam o óscar PME pelas mãos do IAPMEI, como empresas que se destacaram nos Jogos Olímpicos de 2008. A Gala das PME, foi presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, decorreu dia 15 deste mês em Santa Maria da Feira, e serviu para distinguir, com o Prémio Inovação e Tecnologia, as empresas que tiveram melhor desempenho nos sectores do comércio, indústria transformadora, construção, actividades imobiliárias, transportes, armazenagem e comunicações e indústria extractiva. Carlos Lopes foi o escolhido para entregar o prémio à Petratex, Fernanda Ribeiro à Profato, Nelson Évora à Onda e Rosa Mota à Nelo.

O IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento distinguiu 21 empresas que se destacaram no âmbito do Plano Tecnológico e anunciou as 2.100 novas PME Líder de 2008. Durante esta primeira convenção das Pequenas e Médias Empresas foram ainda assinados os protocolos com a banca para a formalização da linha de crédito de mil milhões de euros, PME Investe II – um reforço bem significativo dos 400 milhões inicialmente previstos. O estatuto PME Líder tem como objectivo distinguir as empresas que se destacam pelos melhores critérios de solidez financeira, perfil de risco e nível de desempenho, que importa valorizar pelo seu contributo para a economia nacional e dinâmicas de desenvolvimento regionais, o emprego e a coesão social.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Sonho todo o dia com Sneakers"



"All Day I Dream About Sneakers" é um novo projecto de colaboração entre a Adidas Originals e a Lifelounge, inspirado pelos slogans da primeira de "Impossible Is Nothing" (O Impossível é Nada) e "Celebrate Originality" (Celebra a Originalidade). O projecto mostra a história e as imagens criadas por Herr Fritz Träumer, um mítico e enigmático designer que dedicou a sua vida a consolidar a mais original linha de sneakers alguma vez vista. Visionário como poucos, Herr Fritz Träumer via um amplo potencial na sapatilha para além da sua função atlética e humilde aspecto. Diariamente absorvido num mundo de design de sneakers, sonhava para além dos reinos das possibilidades e dedicamente passava para o papel visões de outro mundo das famosas sapatilhas.

Agora em parceria com a Lifelounge, a Adidas publicou um livro de edição limitada, apenas disponível em retalhistas especializados na Austrália e Nova Zelândia e que inclui excertos dos diários pessoais de Träumer bem como as imagens das suas espantosas criações.
www.lifelounge.com

Lameirinho cria linha de Alta Costura


No conforto e na qualidade dos tecidos deixa-se correr a tinta, a imaginação ganha forma, o traço completa a vontade de criar e inovar. Em cada traço há um empenho, em cada tecido há um momento, em cada cor há um sentimento...
Pedro Moreira weaved by Lameirinho

Em 2008 nasce uma colecção de Haute Couture de roupa de cama com o nome Fado, numa edição limitada, em resultado do traço único e exclusivo da mão do pintor português Pedro Moreira. Todas as peças são pintadas à mão, assinadas e numeradas pelo artista, distinguindo-se de tudo o resto pelo elevado requinte dos pormenores utilizados.

Esta colecção, que resulta de uma parceria entre a Lameirinho e Pedro Moreira, promete conquistar um segmento de luxo e todos os que procuram um conceito chique, personalizado e dificil de encontrar no mercado português. Ideal para decoradores e arquitectos que buscam o diferente e o original para os seus espaços mais requintados.

Um Outono-Inverno vestido de emoção



Talvez seja a emoção a vestir esta estação fria que encerra o ano dois mil e oito, mas não só. Inspirações que iluminam o espírito e o coração, como sempre, que não se detêm, vivem-se e reinterpretam-se, tornando o plural em singular. É este aspecto que marca profundamente o carácter desta colecção, cujo espírito está já patente no nome.

Immaculate Army: Uma contradição? Não, uma visão a partir de dois pontos de vista: homem e mulher. Inspiração militar, linhas masculinas com pormenores desportivos e divertidos jogos de volumes. Apesar das linhas masculinas, a mulher empresta a suavidade ao corte severo dos seus modelos. Cores: diferentes tons de branco e cinzento, vermelho e preto.
Ecletic Sensitivity: O pecado de ser romântica? É nunca o ser de mais. Feminilidade suave, discreta, tanto nas formas como nas cores, tal como na vida. Mistura harmoniosa de pormenores de costura e diferentes volumes para uma imagem excêntrica, mas sempre romântica. Cores: pó-de-arroz, rosa velho, castanho-escuro e amarelo-dourado.
Cozy Outdoors: O inverno do nosso calor, do nosso viver ao ar livre com o abraço de um vestuário confortável e envolvente. Podemos também chamá-lo easywear, mas é sobretudo o conforto de um abraço: calor e segurança. Neste ambiente, são as fantasias que desenham a suavidade, tal como as malhas de formas redesenhadas. Cores: violeta, azul, amarelo ácido, verde-escuro e azul-escuro.
Dressy Volumes: Como usar um vestuário rigoroso, levemente austero e ao mesmo dressy? Graças ao estilo alfaiate, mas com espírito divertido, sobretudo arredondados, cinturas apertadas, tecidos ricos, brilhantes e opacos que produzem efeitos especiais. Cores: azul, violeta, beringela, preto, gerânio e pêssego.
Sweet R.E.M: A mulher nunca foi tão suave, intérprete de si própria no palco da vida. São as formas teatrais do vestuário que constituem mais um pretexto para interpretar o seu papel sinceramente feminino. Leves toques de sabor “retro”, como se ela estivesse num antigo teatro, daqueles que continuam simultaneamente simples e luxuosos. Exactamente como estes modelos, como esta mulher. Cores: preto e mostro rosado.

www.caractere.it

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O amanhã será assim



Nos Estados Unidos, a cadeia de lojas de venda a retalho Sears, adoptou a nova tecnologia web tridimensional que irá permitir que os seus compradores experimentem as mais diversas roupas virtualmente, replicando uma inovadora experiência de prova nas instalações da loja. Numa ambiciosa parceria com a IBM e a My Virtual Model, o gigante do retalho permite que os consumidores procurem e experimentem virtualmente artigos de vestuário através de simples cliques em imagens. Em www.sears.com, os clientes poderão criar um modelo interactivo de si próprios, fornecendo informações relativas à sua altura, peso e outras características. Burocracias cumpridas, podem então vestir o modelo desejado, clicando em blusas, calças e acessórios, entre outros artigos. Uma tecnologia prática que permite que os cibernautas misturem e combinem peças e mudem as cores consoante os seus desejos e caprichos do momento.

Brilhe!



Está a precisar de investir em nova bagagem e procura uma mala simultaneamente original e chamativa? Se é esse o seu caso, poderá ser um dos 30 felizardos que a nível mundial terão possibilidade de adquirir o modelo que resultou da parceria entre a Samsonite e a Swarovski. Partindo do modelo vintage Black Label, esta peça de bagagem representa uma reedição de uma linha que fez furor nos anos 20 e que agora se vê inteiramente revestida a cristais Swarovski.

Coldblack inspira os mercados do desporto e da moda



O sol dá-nos calor e luz e não existe nada melhor para a nossa alma do que um dia passado num exterior ensolarado. A luz solar activa a nossa circulação, auxilia a produção biológica de vitamina D e promove a libertação de endorfinas. Quando o sol brilha, sentimo-nos bem até nos saturarmos e a performance física e mental é perceptivelmente reduzida. Mas demasiada exposição aos raios ultra-violeta (UV) pode originar danos na pele. Foi por esta razão que a Schoeller Technologies e a Clariant International desenvolveram a nova tecnologia de acabamento coldblack® que proporciona uma protecção fiável contra a radiação nociva UV e reduz a absorção de calor do sol.

A dupla protecção solar oferece uma protecção optimizada contra o aquecimento por acção da luz solar, os têxteis permanecem frescos ao toque e o factor de protecção UV é, no mínimo de 30. O novo processo de acabamento não altera o toque ou o aspecto do material base: é permanente e indicado para todas as cores.

Ropar recebe certificado Biocalce


O CTCP atribui à empresa Ropar S.A. o certificado Biocalce. Este garante que os produtos usados no fabrico do calçado não implicam riscos para o consumidor, nem para o meio ambiente. As preocupações com questões ambientais e com a saúde do pé, têm vindo a aumentar gradualmente, são cada vez mais as pessoas que se preocupam e procuram produtos mais amigos do ambiente.

Com o objectivo de ir ao encontro das necessidades deste mercado e tendo em consideração a qualidade dos produtos, o CTCP desenvolveu uma certificação para produtos do sector do calçado. O rótulo Biocalce garante a isenção de materiais nocivos para a saúde dos consumidores e para o ambiente. A empresa Ropar S.A, com sede em Canidelo, Vila Nova de Gaia, dedica-se ao fabrico de calçado ortopédico da marca ARCOPÉDICO e acaba de apostar nesta certificação, dando aos seus produtos um “selo de qualidade” e garantindo assim uma vantagem competitiva.

Os seus produtos foram submetidos a uma série de testes químicos, físicos e adicionais, no laboratório do CTCP, que certificou que estes cumprem com as especificações do Rótulo Biocalce, autorizando assim a empresa a utilizar o “rótulo que certifica que o calçado é amigo do utilizador e do ambiente” num conjunto de artigos, tais como: ballerinas; sapato desportivo com velcro; sapato desportivo com cordão; botin e bota de cano alto.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Uma incursão oriental




Em plena Avenida da Boavista do Porto, o Góshò dá que falar. Inaugurado em 2007 surge aos nossos olhos como um espaço diferente. Instalado num antigo parque de estacionamento do Hotel Porto Palácio, o restaurante exibe um conceito arquitectónico em tudo original e desenvolvido pelo japonês Haruo Morishima e pela aNC-arquitectos. O ambiente é sofisticado, apresentando contrastes entre os eternos pretos e branco. Do tecto caem redes pretas que rodeiam de modo muito curioso as mesas, demarcando claramente as várias atmosferas do espaço. Dedicando-se à cozinha oriental e de fusão (da responsabilidade do chef Paulo Morais), o Góshò destaca-se ainda pelas fardas usadas pelos seus empregados, assinadas pela estilista Katty Xiomara.

Empresa em Destaque: Ambiente, uma preocupação FOCOR

A Focor apresenta soluções de baixo impacto ambiental, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos nós. Produtos que (por exemplo) são utilizados no vestuário de desporto, uma vez que oferecem aos atletas uma sensação de frescura duradoura, através da eliminação dos maus cheiros e das bactérias resultantes da transpiração. Também ajudam a prevenir o desenvolvimento de ácaros, sendo perfeitos para desportistas com sensibilidade alérgica.

HealthGuard TM - Tecidos mais frescos e higiénicos

A HealthGuardTM dispõe de diversos produtos com várias finalidades, destacando-se os Anti-microbiais e os Anti-ácaros. Os primeiros evitam o desenvolvimento de bactérias, maus cheiros e tornam os artigos mais frescos durante mais tempo. Os Anti-ácaros, para além destes benefícios, ainda eliminam os ácaros, permitindo uma maior qualidade de vida para as pessoas com sensibilidade alérgica (rinites, asma...).

Os produtos HealthGuardTM têm ainda uma grande resistência à lavagem doméstica, sendo compatíveis com: amaciadores, resinas, fluorcarbonos, retardadores de chama, produtos de acabamento geral. Estes foram desenvolvidos principalmente para carpetes, lençóis, cortinas, roupa, brinquedos em tecido. Mais informações em www.focor.pt

Pedro Pinto cria "Uma Vida de Sally"



Sou aquela que passa e ninguém vê Sou a que chamam triste sem o ser Sou a que chora sem saber porquê. Al Berto

“Uma vida de Sally” nasce a partir das mãos do criador Pedro Pinto. Um universo de uma doce e inocente mulher que trabalha num cabaret de uma qualquer cidade europeia. De cariz triste, marcada pela violência citadina, vive e sobrevive através do seu amor pela música. Esta colecção dirige-se nos nossos dias a uma mulher que queira ter um outro papel na sociedade actual.

Uma colecção requintada com materiais nobres, geralmente em 100%, como sedas, algodões, sarjas, cetins e gazes, mas, em contra ponto, marcada pelos diversos elementos masculinos, que se sobrepõem a longos vestidos. A silhueta marca a cintura com cintos ou com o exagero das ancas. Ao nível cromático, destacam-se as cores escuras simples, em que a luz e a sua ausência são utilizadas como papel principal, bem como o branco, o preto e o cinzento. O amarelo torrado e o azul arroxeado surgem como elementos apaziguadores desse lado inocente. O ouro entra como cor acessória, tornando a colecção mais viva, ao lembrar brilho cabaret.


Pedro Pinto, designer do Portugal Fashion, tem a sua própria empresa - EXCESSIVAMENTE - onde desenvolve a arte do design nas mais diversas áreas: vestuário, produções de moda, catálogos, publicidade, web design, entre outras.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Destaques Paris - P/V Primavera 2009

Cultura reciclada para uma moda ética



Gary Harvey é um fascinante criador de imagens de marca e um visionário do design, capaz de prever gostos que dão origem a tendências de futuro em matéria de produtos, comunicação e cultura. Por muitos apontado como guru do mundo da moda, obtém fortes resultados estéticos, mostrando um olho meticuloso para o pormenor e uma visão excepcional do mundo dos negócios. Divertido, energético e influente. Uma das suas últimas novidades casa moda com espírito ecologista e o resultado são produtos inovadores feitos a partir de matérias-primas no mínimo surpreendentes.

http://garyharveycreative.com/

Uma ideia luminosa!



Com estas sandálias nunca terá de ficar às escuras. As Chanel Light Bulb Heels em pele de cabra com cequins exibem uma lâmpada de 60W como tacão... e não é que esta funciona mesmo? Um design pensado para a mulher sofisticada que ama a haute couture e que pretende aliar estilo e tecnologia, numa ideia mostrada nas passarelas da colecção Chanel Pré-Outono 2008 e que fez virar muitas cabeças.

Apanage Primavera/Verão 2009



Quando procura uma poderosa materialização do seu estilo e gosto pessoal com um toque contemporâneo, a Apanage realiza a necessidade de vestuário conceptual e um mix individual. A feminilidade em muitas facetas – as silhuetas surgem relaxadas e simples; o apetite pela cor é reavivado; as não-cores colaboram subtilmente. Escusado será dizer que os tecidos deverão ser confortáveis e fáceis de manter. Muitas das misturas de algodão são finas e densamente estruturadas com um leve brilho. A naturalidade ganha terreno. Os estampados continuam importantes – macro-padrões e os batiks são as novas variações. Beleza, novidade, qualidade e naturalidade modelam a imagem de moda para o Verão. A Colecção Apanage segue o conceito de indumentárias com perfeição. Os estilos combinados desempenham aqui um importante papel. Eis as temáticas:

Path: Preto, lama e turquesa são as cores primárias. Estampados florais gráficos em seda de algodão e o jersey impõem-se nas camisas e nos pólos.
Mountain: As cores principais, o toupeira e o fresco beige, são complementadas neste tema pelas cores de realce que são o ciclame, o amarelo dourado e o púrpura. Padrões geométricos em todas as cores secundárias aparecem a decorar camisas, pólos e vestidos.
Down Town: As cores de prata e antracite criam uma atmosfera urbana e efeitos reluzentes. Azul real, amarelo-sol e verde-esmeralda conferem frescura com notas de cor.
Coast: Os tons de coral, azul-marinho e areia proporcionam um toque mediterrâneo. Glen check numa leve mistura algodão/linho é usado em blazers, calças e saias.
Garden: O estilo eclético está in. Um tema dominado pelo mix & match de vermelho, beige e indigo. Os padrões mil-flores transmitem uma aura de romantismo hippie.
Jungle: Verde-videira (ou verde-amazónia ou verde-cana), amarelo dourado (ou açafrão) e verde camuflagem são as cores predominantes neste tema de selva.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Uma casa à medida da Calvin Klein

Já a operar nos segmentos de têxteis-lar (nomeadamente artigos de cama e atoalhados), a Calvin Klein prepara-se para dar o próximo passo na área do design de mobiliário para interiores. A exemplo do que acontece no segmento de vestuário da marca, a linha Calvin Klein Home Furniture é simultaneamente sóbria, moderna, intemporal, clássica e... cativante. Disponíveis em simultâneo em Janeiro de 2009 duas colecções de mobiliário: uma a ser comercializada na Macy’s e uma que não. A linha à venda nestes armazéns apresentará três coordenadas: City, Weekend e Destination. A colecção mais sofisticada e – segundo a marca - "escultural", que não será possível adquirir na loja, foi baptizada com o nome The Curator.

Um desafio solidário a brincar, a brincar



Divulgue junto de todas as crianças que conhece e incentive-as a participar, pintando uma T-shirt sobre a escola... As três T-shirts mais giras vão ser colocadas à venda no site laredoute.pt e os lucros revertem a favor das crianças de Moçambique. A data limite de participação é o próximo dia 31 de Outubro.

O Outono/Inverno com a Onara



A ONARA lançou as suas propostas para a estação Outono/Inverno 2008/09. A nova colecção apresenta peças marcadas por linhas de predominância jovem e casual onde se pretende realçar a sensualidade feminina e a sua silhueta. Dominam os clássicos cinza e castanho, encontrando-se o contraste com o roxo fúcsia, amarelo e laranja que se misturam harmoniosamente com os cinzas e os chocolates.

As peças-chave da colecção Onara são os agasalhos que assumem uma total sintonia com os estampados e tecidos leves. Também imprescindíveis são os casacões, os camisolões, os pullovers grossos e as parkas. Os fatos de calça, as calças em fazenda fina e as túnicas oversized completam o look desta estação. As calças largas regressam em força continuando a ser uma peça fundamental dos temas da marca, quer combinadas com um blazer, para um lool mais clássico, quer combinadas com tricot para um estilo mais descontraído e urbano. Essenciais para um look sport e ao mesmo tempo elegante. Os tecidos escoceses marcam presença com peças arrojadas e femininas, assim como o vinil que ganha lugar de destaque. Realce ainda para as fazendas, as sarjas grossas e algumas transparências.

Muito chique e sensual, a nova colecção destaca-se pelo mix total das silhuetas que vão dos anos 20 aos anos 80. Propostas exclusivas e que apostam num visual despreocupadamente sofisticado.

www.onara.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Um MAR de lojas



O Centro Comercial MAR Shopping, promovido pelo Inter IKEA Center Group e comercializado pela Jones Lang LaSalle promete marcar o panorama de retalho nacional, impactando o Grande Porto com a introdução de marcas até agora ausentes neste mercado e com estreias de conceituados nomes no formato de centro comercial. O projecto, que abre ao público no próximo dia 16 de Outubro em Matosinhos, tem registado um elevado sucesso entre os retalhistas e lojistas implantados no mercado nacional e irá abrir com 99% da sua Área Bruta Locável (ABL) comercializada.

De acordo com Manuel Puig, director-geral da Jones Lang LaSalle, “Este empreendimento será uma referência na indústria dos Centros Comerciais do nosso país, quer pela sua concepção e design quer pela qualidade das insígnias que irão operar. O conjunto de marcas que alavanca este Centro Comercial, nomeadamente IKEA, Jumbo, Fnac e Grupo Inditex, não deixa dúvidas quanto à grande capacidade que o projecto terá em gerar tráfego de consumidores.”

O MAR Shopping oferecerá uma ABL de 103.500 m² (210 lojas) e terá a particularidade de ser o primeiro em todo o mundo em que uma loja IKEA será integrada dentro do shopping. Mas será a área da moda a apresentar algumas das principais novidades. A Desigual abre a sua primeira loja de grande dimensão em Portugal, que contará ainda com as marcas C&A, Sportzone e H&M. A Sfera, conceito do El Corte Inglés, abre a primeira loja no Grande Porto, enquanto que o Grupo Inditex (com 4.800 m²) aposta na segunda loja em Portugal da Uterqüe (a primeira abriu na passada semana no Colombo), marca de acessórios de moda. Também a Esprit se lança no nosso país com 1.500 m² neste shopping. Além das âncoras, a oferta de equipamento pessoal integra a primeira loja Clark’s no Grande Porto, bem como insígnias de prestígio como Purificácion Garcia, Blanco, Puma, Sacoor, Geddes & Gilmore, Lacoste e Tous.

A oferta de decoração e equipamento para o lar é outra das áreas fortes. Concentrando 16 lojas além da loja IKEA, esta área contempla a abertura da primeira loja Homes in Heaven no formato de Centro Comercial, bem como lojas das marcas Casa, Loja do Gato Preto e Kasadec Home. A Fnac, os cinemas Lusomundo e a Brinka marcam a oferta no âmbito de produtos de cultura & lazer. A oferta do MAR fica complementada nas áreas de restauração e serviços, com 33 e 35 lojas respectivamente.

O algodão orgânico hoje no Porto



A quantidade de agricultores de algodão orgânico cresceu mundialmente, tendo no biénio de 2007/08 crescido 152 por cento. Estas são as conclusões de um relatório publicado pela Lubbock, pertencente ao Organic Exchange (OE). Segundo o seu Relatório de Cultivo de Algodão Orgânico e Fibras 2008, a produção deste tipo de algodão subiu para as 145.872 toneladas métricas (ou 668.581 fardos), sendo este actualmente cultivado em 161 mil hectares distribuídos por 22 países de todo o mundo.

Este relatório será formalmente divulgado no decorrer da 6.ª Conferência e Mercado Global do Organic Exchange que começa hoje na cidade do Porto e que se prolongará até ao próximo dia 17 – sexta-feira – nas instalações do Hotel Porto Palácio. Paragem quase obrigatória para os profissionais do sector, o evento internacional será participado por centenas de líderes em representação da cadeia de valor global das fibras e contará, entre outros experts mundiais, com a presença de John Elkington, conceituado autor e aclamado guru do desenvolvimento sustentável e especialista em responsabilidade social das empresas. Ao longo de quatro dias, serão dadas a conhecer as melhores práticas, debater-se-ão as questões emergentes, delineando-se ainda as estratégias que visam a maximização do retorno no investimento em algodão orgânico. À conferência seguir-se-á uma visita guiada à fábrica de Guimarães do Grupo Teviz S.A. uma das primeiras unidades mundiais a ser certificada segundo as novas Normas Globais para Têxteis Orgânicos.

O Organic Exchange é uma organização fundada em 2002 e cuja actividade visa facilitar a expansão do abastecimento global de fibras de algodão orgânico, através do trabalho em estreita proximidade com os agricultores, principais marcas, retalhistas e respectivos parceiros de negócio no desenvolvimento de programas específicos. Saiba mais sobre o Organic Exchange em www.organicexchange.org

Ricardo Andrez vence em Barcelona


Size Matters é o nome da colecção criada por Ricardo Andrez, vencedora do prémio PasaFad. Apresentada no evento MODAFAD, integrado no "Barcelona Fashion Week", esta colecção foi merecedora dos aplausos do júri e do público presentes, comprovando o mérito dos jovens talentos portugueses. Ricardo Andrez levou para casa 6 000€ e a possibilidade de desfilar na próxima edição do MODAFAD a sua nova colecção.

MODAFAD representa a emergência do risco, do talento e da investigação próprias. Torna-se assim uma plataforma de projecção internacional para os jovens criadores, com propostas arriscadas, experimentais e vanguardistas. Parabéns Ricardo Andrez!

E os Vencedores Model Tour 2008 são...


O Model Tour Portugal 2008, organizado pela agência Karacter, terminou dia 5 de Outubro no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia. Dos 26 concorrentes, Isa Estrela e Tiago Montgomery foram os grandes vencedores já com viagem marcada para Nova Iorque em Janeiro de 2009.


Raquel Loureiro foi a anfitriã da noite, dando início à apresentação do espectáculo que contou inicialmente com o desfile dos modelos da Karacter Models, vestidos por João Rôlo e a Escola de Moda de Lisboa. Os concorrentes desfilaram por Sofia de Almeida, Gardénia e Storytailors, cativando as atenções e os aplausos do público.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Atenção jovens designers!

A Igedo Company, organizadora de feiras profissionais internacionais, tem desde sempre apoiado os jovens designers em início de carreira. Tal voltará a suceder no âmbito da sua feira de moda íntima e balnear BODY LOOK, que se realiza de 1 a 3 de Fevereiro de 2009, em Düsseldorf, Alemanha. Assim, a Igedo Company irá oferecer um stand completamente equipado com aproximadamente 10 metros quadrados pelo valor de 500 euros (o preço normal seria 2.300 euros; a quantia quase simbólica tem como objectivo garantir a presença do designer e respectiva colecção) a dez jovens estilistas de moda íntima e/ou balnear da Alemanha e estrangeiro (incluindo Portugal). As despesas da viagem e hotel são da responsabilidade do designer.

Os talentos em início de carreira que estejam interessados nesta iniciativa deverão entrar em contacto com a F2 – Fashion Square o mais breve possível:

T. 225 899 627, F. 225 899 629

Womb: a nova marca nacional de moda para grávidas



Womb®, a marca de roupa 100% nacional dedicada ao segmento das grávidas, abre a primeira concept store na Praça de Londres, em Lisboa. Oferta global e inovadora na área da moda especializada, desenvolvida e fabricada em território luso, a marca vem preencher uma lacuna no mercado, com comercialização, numa primeira fase, apenas em Portugal e objectivo claro de expansão em mercados internacionais, num futuro próximo.

A Womb® surge após desenvolvidos estudos que comprovam a falta de oferta no segmento nicho no qual se insere, necessidade latente a nível global, facto que justifica a entrada da marca em mercados externos. A opção pela língua inglesa desde o nome da marca como o da assinatura – “Expecting Beauty” - reforça a sua forte orientação para a internacionalização, presente desde a génese do projecto.

“Procurámos criar um espaço novo no mercado, explorando um nicho dentro da categoria têxtil. A oportunidade é estar onde a concorrência não está, neste caso na roupa para grávida. Acreditamos na força da marca Womb® e nas suas características diferenciadoras” – explicam Beatriz Caeiro e Verónica Magalhães, responsáveis pela criação do novo conceito. O target são as mulheres grávidas, activas, cosmopolitas, atentas à moda, para as quais o cuidado da imagem seja fundamental, até mesmo durante os meses de gestação.

Dias sempre especiais



Dias especiais com a Petit Patapon, em tons de castanho, bordeaux, rosa-pálido, cru e sempre o luxo do cinzento. Uma nova linha pensada para festas e datas formais, mostrando-se chique, elegante e equilibradamente infantil. São conjuntos em tecidos luminosos, tafetás, sedas e veludos, detalhes brilhantes e pormenores que enternecem. Momentos felizes e especiais em que os mais pequeninos brilham sem nunca deixarem de brincar e de se divertir.

Alta Costura by Ana Sabino



O Atelier de Moda Ana Sabino vai abrir portas a uma loja própria muito em breve. Para já, a estilista com o mesmo nome continua as suas criações em plena baixa lisboeta, onde uma equipa especializada de modistas e costureiras dão largas à imaginação e renascem numa colecção própria, mergulhada em sedas e organzas, onde a criatividade reina.

Actualmente, o Atelier está a desenvolver uma série de peças únicas de Alta Costura. "Dotada de formas únicas, minuciosamente delineadas de modo a definir harmoniosamente o corpo feminino, nunca esquecendo o conforto", é assim que Ana Sabino caracteriza a sua actual colecção, onde predominam os apontamentos dos finais do séc.XVIII, início do séc.XIX, criando uma fusão com as tendências de moda da actualidade.

Executa igualmente os mais variados trabalhos para televisão e teatro e possui uma linha mais personalizada, onde quem decide o que usar é o cliente. E por falar em clientes, aqui ficam alguns nomes que já vestiram Ana Sabino: Merche Romero, Luciana Abreu, Margarida Pinto Correia, Fátima Preto, Vânia Oliveira, entre muitos outros...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Madrid e as Mil e Uma Bodas


Madrid será o Palco do maior certame de noivos do país: Las Mil y Una Boda, de 17 a 19 de Outubro.

Este evento, que já vai na 10ª edição, torna-se assim num escaparate para os noivos, podendo conhecer as últimas novidades do sector. A apresentar as propostas de vestido de noiva, noivo e cerimónia estarão nomes conhecidos como: Ágatha Ruiz de la Prada, Aire Collection, Aran Colección, Camila Elbaz, Charo Péres, Devota & Lomba, Duyos, Elio Berhanyer, Félix Ramiro, Hanníbal Laguna para Protocolo, Javier Larrainzar, LunasdBoda, Manuel Castillo, Novíssima, Pasarella by Félix Ramiro, Petro Valverde e Protocolo. A maquilhagem e os cabelos serão criadas pelas mãos de Ebanni.

Las Mil y Una Boda terá lugar na Feira de Madrid e contará com cerca de 200 expositores que levantarão a ponta do véu sobre as últimas tendências da moda nupcial, restauração, beleza, viagens, fotografias, ofertas e todo um leque de pormenores necessários para organizar um casamento de sonho.


www.lasmilyunaboda.com

Moda no Metropolitano

No próximo dia 17 de Outubro, das 15 às 17 horas, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com o CIVEC – Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção, irá ser a passarela de uma Produção de Moda: em "Transe & Tu". Entre o Alto dos Moinhos e a Baixa Chiado, a moda vai andar ao sabor das carruagens. O evento, organizado pelo CIVEC, tem como objectivo primordial a apresentação de projectos de jovens criadores do curso técnico "Design de Moda", com vista a estabelecer a ponte entre o mundo académico e o profissional.
Os projectos envolvem criações de 15 formandos que vêem chegar ao fim o seu percurso escolar e que assinam trabalhos que vão de encontro ao mundo empresarial, conciliando a vertente criativa com a comercial. Temas tão diversas como: o tempo, o dia-a-dia, os espartilhos e as armações, os cavaleiros de guerra medievais, o futuro, a escrita, a noite, os super-heróis, entre outros, foram convertidos em tendências de moda, dando origem a uma arrojada e interactiva produção de moda.

Pensar o Futuro... do Comércio Têxtil e Moda


O Diana Bar, na Póvoa de Varzim, foi palco de um evento promocional do Têxtil e Vestuário, que decorreu dia 3 de Outubro e juntou várias figuras ligadas a este sector num debate a pensar no futuro. Nomes como Manuel Serrão, Daniel Agis (responsável global da área da Marca Impetus), José Armindo Ferraz (criador da marca Dr. Kid), Paulo Gameiro (Subdirector geral do CITEVE e Alberto Guisande (Administrador e Consultor da Proactive&Proasa) responderam às perguntas colocadas pelo moderador Paulo Vaz (Director-Geral da ATP) e pelo público presente.

Apesar da crise, foi com uma visão positiva do sector que os oradores pensaram o futuro do comércio têxtil e moda. Segundo Alberto Guisande: “A crise é geral, mas as pessoas ainda mantêm o pequeno luxo de comprar roupa, porque é parte da sua identidade; outros sectores sairão mais afectados”. A junção da Moda e da Tecnologia parece ser o segredo, quem o diz é Paulo Gameiro: A Moda tem de beber do que a Tecnologia fornece e esta última perde-se sem o glamour da moda (...) é bom que as pessoas conheçam que, por exemplo, os fatos de Michael Phelps e de João Garcia são Made in Portugal”, realça.

Quem também partilhou desta visão positiva do sector foi Manuel Serrão e deixou um conselho: “Devemos olhar para o negócio com uma perspectiva de futuro, realçar aquilo que é nosso. Nestes 20 anos algumas inovações perderam-se porque muitas empresas não quiseram partilhar os seus segredos. Vivemos num mundo de comunicação e as instituições têm de apostar nisso para garantir o seu sucesso.” Este foi um evento organizado em parceria pelo CITEX, CITEVE, APETT e Associação Selectiva Moda. Saiba mais pormenores na próxima edição da revista “Nova Têxtil”.

The Prophecy Way of Life



Prophecy é uma marca de espírito rebelde que desafia todas as normas. Com propostas que remetem para os encantos do glamour, charme e sedução, Prophecy alia um estilo jovem e urbano com ambientes ligados à luxúria e boémia. Trata-se de calçado composto por um forro ecológico, amigo dos pés e do ambiente, livre de várias substâncias quimicas tão prejudiciais para o ambiente. A etiqueta "Ecolabel" certifica as carecteristicas ecológicas.
A marca destina-se a pessoas rebeldes de gosto requintado, à procura de desafios, que valorizam uma estética sofisticada num tom inovador. A elegância dos modelos confere distinção e pretende criar uma atitude, um estilo, um modo de vida.

www.prophecy-shoes.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

22.ª edição da MODACALZADO+IBERPIEL supera expectativas



Organizada pela Ifema, realizou-se de 25 a 27 de Setembro, na Feira de Madrid

A vigésima segunda edição da Modacalzado+Iberpiel, Salão Internacional de Calçado e Artigos de Pele, realizada de 25 a 27 de Setembro na Feria de Madrid, fechou as suas portas com uma moderada satisfação e um balanço comercial cujos resultados superaram as expectativas iniciais dos expositores. O certame, organizado pela IFEMA, em colaboração com a Federação das Indústrias do Calçado (FICE) e a Associação Espanhola de Fabricantes de Marroquinaria (ASEFMA), recebeu um total de 13.312 profissionais, 8% menos do que na sua edição anterior. Para a direcção da Modacalzado+Iberpiel, esta ligeira descida no número de visitantes – algo menor do que o registado pelos outros grandes encontros internacionais do sector – tem uma relação directa com o actual contexto de desaceleração económica mundial e com a
travagem do consumo. Igualmente, teve uma importante incidência neste valor a redução do número de pontos de venda e empresas que integram o sector em Espanha.
Do total de profissionais, 10.377 eram de proveniência espanhola e 2.575 estrangeira.

O número de participantes internacionais correspondeu a 19,4% do total. Esta presença estrangeira confirmou que o salão é uma ferramenta fundamental para a exportação do
calçado espanhol. Dos 70 países que visitaram o certame, destacam-se Portugal, o Reino Unido, a Itália, a Grécia e a França. Os maiores crescimentos de profissionais registaram-se em países como a Itália, com um aumento de 60%; a França, com 32% e o Reino Unido, com 24%, recuperando, deste modo, os níveis alcançados em 2007. A Rússia (que duplicou a sua presença em comparação a 2006), bem como a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão, são outros dos países que aumentaram o número de visitas à feira. Profissionais de países como Portugal, Grécia, Estados Unidos, México ou os países do Golfo baixaram ligeiramente a sua assistência nesta edição.

A vigésima segunda convocatória da feira espanhola reuniu 480 expositores directos e mais de mil marcas de calçado e artigos de pele, entre as quais se encontravam nomes de reconhecido prestígio dentro e fora das nossas fronteiras, como Pons Quintana, Magrit, Dorotea, Paco Gil, Pedro Miralles, Chie Mihara, Pura López, Lola Cruz, Wonders, Salvador Sapena, Rebeca Sanver, Pikolinos, Cats ou Puntotres, entre outras. O nível de qualidade, design e inovação das colecções apresentadas, em conjunto com a diversidade da oferta reunida, confirmaram este certame como um dos três encontros profissionais mais importantes da Europa e a melhor montra comercial em Espanha para a promoção dos sectores do calçado e da marroquinaria. No total, o certame concentrou nesta edição 70% da produção total da indústria espanhola do
calçado.

Palco de múltiplas actividades
Um variado e atraente programa de actividades complementares completou a singular oferta da feira. Um dos encontros mais interessantes foi a celebração do Seminário WGSN Modacalzado+Iberpiel levado a cabo pelo prestigiado portal internacional especializado em moda e tendências (WGSN), que transmitiu aos profissionais do sector as grandes linhas que irão predominar nas criações da Primavera-Verão 2009, assim como um avanço do Inverno 09/10.O certame também foi o palco da conferência sobre as propostas da nova estação, pela mão do prestigiado cool hunter, Aldo Premoli, organizada pela Associação Nacional de Calçado Italiano (ANCI) e o Instituto Italiano de Comércio Exterior.

Uma das actividades que mais curiosidade suscitou entre os visitantes foi a exposição "O Calçado no Cinema", organizada pelo Museu do Calçado de Elda. A mostra, que oferecia um novo olhar sobre o atraente universo do calçado, exibiu 25 pares de sapatos e 25 cartazes de filmes que marcaram uma época. Assim, puderam contemplar-se desde as botas utilizadas como ícone sexual em "Striptease", até "As Aventuras de Priscilla" ou "Pretty Woman", passando pelos sapatos que tenta calçar a namorada de Fernando Rey em "Viridiana".Para além disso, no âmbito da feira realizou-se a entrega de "O Lápis de Ouro", galardão que se concede aos melhores jovens designers de calçado, sendo expostas ascriações de todos os modelos finalistas. A Modacalzado+Iberpiel acolheu igualmente uma nova edição da "Vitrina da Moda", uma montra única para conhecer num único espaço algumas das propostas mais chamativas em sapatos e malas, através de amostras reais.

Comodidade, colorido e elegância
Mais uma vez, o salão transformou-se numa grande passarela de tendências. Desta feira, das propostas em calçado e complementos para a próxima Primavera-Verão 2009. Para Senhora, destacam-se os saltos altos, sandálias sensuais, formas atrevidas e sapatinhos de ballet, em cores variadas. Modelos ousados, alegres e cómodos marcarão o passo do calçado jovem, com sandálias, sapatinhos de ballet, sapatos com cunha e inclusive botas abertas, como principais propostas. Os homens, de seu lado, encherão os seus armários com mocassins, calçado desportivo, náuticos e sapatos de cerimónia onde sobressai a qualidade e a comodidade. O calçado infantil da nova estação terá como protagonistas o desenho e a cor.
No que se refere aos complementos, as malas grandes, os vernizes e os tons ácidos perfilam-se como as tendências predominantes.