Calçado investe 60 milhões de euros em inovação
Secretário de Estado preside, amanhã, às III Jornadas da Inovação
O sector de calçado vai investir, no âmbito do Programa de Acção FOOTure, mais de 60 milhões de euros na modernização tecnológica das empresas até 2015. A inovação é um dos três eixos do Programa de Acção para a Fileira do Calçado (internacionalização e qualificação dos recursos humanos são os outros dois) que, em traços gerais, propõe mais de 107 medidas que visam tornar a indústria portuguesa na mais competitiva do mundo no espaço de dez anos. O objectivo fundamental do eixo inovação do FOOTure, que assume a designação ShoeInov (Programa Operacional para a Inovação na Fileira do Calçado) é o de contribuir, através de 44 ideias e projectos, para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas de calçado através da I+D+i (investigação, desenvolvimento e inovação).
No âmbito das III Jornadas SHOEINOV, que decorrem amanhã, 11 de Março, no Centro Tecnológico do Calçado, em S. João da Madeira, e que serão presididas pelo Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, serão apresentados os resultados dos três primeiros projectos: o AdvancedShoe (calçado de elevado desempenho), o Stress-Less Shoe (calçado com características minimizadoras do stress mecânico da locação para consumidores com sobrepeso continuado e ocasional) e o BionicPhoot (calçado com propriedades térmicas e biomecânicas capazes de reduzir a humidade ou absorver o choque).
O ShoeInov perfila-se, assim, como um dos alicerces para o desenvolvimento sustentado da indústria portuguesas de calçado. No mercado globalizado do calçado, a estratégia das empresas nacionais, maioritariamente PME, centra-se na diferenciação e no desenvolvimento de calçado de elevado desempenho para nichos de mercado tendo em conta as oportunidades decorrentes da emergência de novas tendências. São os casos da evolução demográfica da população nos países mais desenvolvidos, da necessidade de proteger o ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável ou do advento das actividades de laser e de tempos livres que fazem apelo, cada vez com maior intensidade, ao aumento do conforto (amortecimento aos choques, protecção contra o frio e/ou calor, impermeabilização à água, permeabilidade ao suor, etc.).
Sem comentários:
Enviar um comentário