quinta-feira, 5 de março de 2009

CPM como importante iniciadora em tempos difíceis



16.100 compradores participam na principal
feira internacional de moda da Europa de Leste
Independentemente da situação que actualmente se vive no mercado de vestuário russo, a 12.ª edição da CPM – Collection Premiere Moscow terminou na sexta-feira com uma avaliação global positiva. De 24 a 27 de Fevereiro, 1.300 marcas de 34 países apresentaram as suas colecções Outono/Inverno 2009/2010 naquela que é a grande feira internacional de moda da Europa de Leste. Apesar de, com os seus 16.100 compradores, ter havido um ligeiro declínio no número de visitantes (menos 1.800 comparativamente ao ano passado), a CPM voltou a registar uma qualificação notável ao nível da estrutura dos visitantes. O défice de informação, particularmente no sector de vestuário russo, bem como a procura de processos e soluções exequíveis constituiram os principais tópicos de conversa no decorrer do salão. Uma conclusão se pode tirar: os compradores encaram a CPM como importante iniciadora para a toda a indústria de vestuário da Rússia.

Especialmente agradável foi o facto de mais de metade dos visitantes, e com isso quase mais 10% face ao ano anterior, serem gestores, com um em cada quatro a surgir como visitante estreante na feira. Em sondagens efectuadas, os visitantes voltaram a atribuir notas elevadas à feira moscovita pela sua diversificada selecção, qualidade, relevância dos desfiles de moda e ainda pelo seu índice global de excelência. Segundo os resultados preliminares de um estudo de mercado independente, uma das principais razões para o decréscimo no número de visitantes é atribuída aos reduzidos orçamentos de viagem de muitos retalhistas. Nesta estação, viajaram até Moscovo equipas mais pequenas de compradores, vindas especialmente do estrangeiro e de regiões russas mais remotas.

O alargado programa de seminários, que este ano abrangeu quatro dias, foi recebido com forte interesse por parte dos visitantes. Mais de 7.000 pessoas participaram nas 30 palestras e workshops do Fórum Russo do Sector do Retalho de Moda, apresentados pela Igedo Company em cooperação com a associação de retalhistas da Rússia, A.P.R.I.M., e que – através de especialistas industriais internacionais e russos – ofereceram muitas valiosas recomendações para a vida quotidiana do sector. A 13.a edição da CPM – Collection Premiere Moscow terá lugar de 6 a 9 de Setembro de 2009 no centro de feiras do Moscow Expocentre.

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