sexta-feira, 6 de março de 2009

“The [in]complete collection, by ESAD”

A ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e a THE DESIGN lançam em parceria o projecto “The [in]complete collection, by ESAD”, que envolve aproximação/compreensão do conceito “THE” por alunos finalistas do curso de Artes/Joalharia da escola. A apresentação do projecto é já amanhã, na Loja THE, pelas 17 horas.

Helena Almeida Santos e Teresa Pimentel criaram o conceito “THE”: vestir exclusivo, despido de preconceito. A ideia resulta de uma intensa pesquisa e de uma enorme vontade de criar algo de original e intemporal, fora do circuito de tendências ou modas: vestir de um modo criativo, desafiando a imaginação num mundo demasiado homogéneo.

O conceito “THE” demarca-se pela versatilidade das peças escolhidas e pelo desafio à usuária, para que continue a obra. É aqui que a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos se enquadra, lembrando a Obra Aberta de Umberto Eco. Muitas peças podem ser descritas como incompletas, uma vez que a usuária poderá sempre continuá-las, recriando e recreando formas de usar, acrescentando acessórios, adicionando algo de si. Pode, assim, também, investir na sua imagem, na sua identidade visual. Ao continuar o processo criativo do estilista, contanto com a mutabilidade proposta pela “THE”, o usuário apropria-se verdadeiramente de cada peça, fazendo-a sua.

O lançamento da colecção desenvolvida pelos alunos finalistas do curso de Artes/Joalharia da ESAD decorre a 7 de Março, pelas 17 horas, na Loja “THE” na Rua do Farol 52, Porto.

Sem comentários: