segunda-feira, 11 de maio de 2009

Um fugitivo que a moda celebrizou



Fugiram por acidente de uma quinta do Minho, onde eram criados à escala comercial para produzir peles para a indústria da moda. Hoje, são uma ameaça para as espécies locais que com eles compartilham o 'habitat'. Para quem ainda não sabe, no Norte de Portugal há um animal que o mundo da moda celebrizou: o visão.

Introduzido na Natureza por volta dos anos 80, através de fugas acidentais das quintas onde era criado por causa da pele, de um sedoso castanho escuro, é ainda um desconhecido da maioria dos habitantes da região. Mas o seu impacto devastador nas espécies autóctones é já uma fonte de preocupação para os biólogos e ambientalistas. Em Portugal há registos da sua presença nos rios Minho, Lima, Coura e Cávado.

O primeiro estudo aprofundado sobre o visão americano a ser feito em Portugal começou por explorar os rios a Norte de Portugal. Até ao fim deste mês vai continuar o trabalho de campo para depois analisar e documentar os dados recolhidos. Poderemos então ficar a conhecer melhor este simpático animal, tristemente celebrizado nos casacos de pele das estrelas de Hollywood.

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários: