quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Feito em Verde"



Kukuxumusu (que em basco significa "beijo de pulga"), empresa espanhola especializada na confecção de t-shirts, postais e outros souvenirs divertidos, foi convidada para ilustrar a linha gráfica para a iniciativa "made in Green". Este projecto de fins não-lucrativos, foi criado com o objectivo de tornar mais responsável o processo de produção dos têxteis, sendo apoiado por uma série de líderes de opinião, mais concretamente 180 personalidades das mais diversas áreas (actores, cantores, escritores, jornalistas, desportistas...), que contribuíram com uma frase e uma fotografia alusivas à campanha em vigor.

O desenho da Kukuxumusu mostra uma mão infantil em tons de verde, simbolizando um elemento aberto, limpo e transparente, reflectindo o trabalho da empresa que o ostenta enquanto certificação e etiqueta ecológica e social "made in Green". Mas a mãozinha é ainda um ícone de comunição, mostrando árvores, flores, natureza e crianças a brincar e não a trabalhar.

De referir que o certificado "made in Green" apenas é atribuído após uma minuciosa análise de qualidade e no seguimento das necessárias implantações de sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade social. A empresa entretanto contemplada assegura que os seus produtos não foram elaborados por mãos infantis e que respeitaram os direitos dos trabalhadores e do próprio ambiente, não utilizando produtos químicos nocivos. Actualmente são mais de 40 as empresas do sector que possuem o rótulo "made in Green" e todas têm a oportunidade de posicionar os seus produtos nas coordenadas do comércio responsável. A sua implantação é internacional, tendo a AITEX (associação espanhola de investigação da indústria têxtil) chegado a acordo com os centros têxteis de referência na Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Reino Unido para que estes possam também certificar segundo os mesmos critérios.

Sem comentários: