terça-feira, 12 de maio de 2009

Têxteis inteligentes para doenças de pele



A empresa "New Textiles" de Guimarães, iniciou a comercialização de têxteis inteligentes e roupa interior confeccionada para combater doenças de pele, prevendo facturar 300 mil euros em 2009. Directa e indirectamente este projecto dará trabalho a 70 pessoas, tanto na investigação e desenvolvimento técnico do produto, como na sua produção e marketing.

Com o objectivo inicial de vender 30 a 40 mil peças em 2009, a "New Textiles" pretende comercializar na rede portuguesa de farmácias e parafarmácias, roupa para bebés, crianças e adultos, produzida com uma fibra composta por algodão, algas e prata, que actua na protecção contra o prurido (comichão) e tem propriedades anti-sépticas. O tecido da roupa reduz drasticamente a colonização da pele por bactérias, a que se chama dermatite atópica, esta é uma doença crónica de pele que afecta as crianças durante o primeiro ano de vida, estimando-se que, em Portugal, entre 10 a 20 % sofram com esta doença.

"Skintoskin" é o nome da marca de roupa que engloba oito modelos de t-shirts, pijamas, baby-grows, meias e cuecas. A produção é feita na fábrica da empresa têxtil Sonix, em Barcelos. Fica ainda a informação de que a "New Textiles" é uma empresa spin off da Universidade do Minho, que apostou na investigação e desenvolvimento tendo investido 110 mil euros na investigação, desenvolvimento e recursos humanos afectos.

Sem comentários: