As atribulações económicas não conseguem deter uma verdadeira fashionista, mas podem forçá-la a ser mais criativa. Com as permutas de roupa actualmente em voga no Reino Unido, uma nova forma de permuta de moda encontra terreno para forte expansão nas sociedades modernas. Este modelo alternativo de negócio promove um estilo sustentável através de artigos alugados e emprestados, instantaneamente expandindo os guarda-fatos de membros amantes de um bom estilo e sem arruinar a sua conta bancária.
Dress Vault, uma rede de moda que assenta a sua actividade no empréstimo de vestuário, apresenta uma política de porta aberta que dá as boas-vindas a entusiastas da moda interessados no modelo de rotatividade. O seu portal na internet cultiva uma rede social de parceiros de interesses idênticos que beneficia, de uma consciência (e guarda-fatos!) colectiva. O site baseia a sua actividade nos conhecidos eBay e Facebook para atrair novos participantes, possuindo uma base crescente de membros que podem emprestar, pedir emprestados e comprar/vender vestidos ou simplesmente vaguear pelas páginas repletas de boas propostas. Ao mesmo tempo que a Dress Vault se fundamenta nos princípios de comunidade e intercâmbio, outros websites como Bag Borrow or Steal e Rent Me a Handbag tornaram-se alternativas de compra a ter em conta. Ambas as empresas oferecem à sua cada vez maior clientela produtos rentáveis, desde bolsas de designer até jóias, calçados e óculos de sol.
Obviamente que este afastamento da moda do luxo descartável e gastos supérfluos teve o seu impacto nos grandes retalhistas. Há muito que a prática de clientes comprarem, usarem e devolverem artigos é uma praga pouco falada nos grandes outlets, sendo diversas as lojas que sofrem pressões que transcendem as suas anteriormente negligenciadas contas de limpeza a seco. Será pois pouco surpreendente passarmos a ver retalhistas a oferecerem-se para alugar determinados artigos no esforço renovado de evitarem a insensatez de construir um guarda-fatos.
www.dressvault.com
fonte: JC Report
Sem comentários:
Enviar um comentário