sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Semana da ESAD | 2-6.03.2009



A ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos promove este ano e pela segunda vez a Semana da ESAD. De 2 a 6 de Março, a escola convida os alunos do ensino secundário e a comunidade em geral a participar em várias actividades, entre conferências, oficinas, aulas abertas e exposições, com o objectivo dar a conhecer aos estudantes as opções de formação que a instituição apresenta para o ano lectivo de 2009/10.A "Semana" tem início já na próxima segunda-feira, dia 2, prolongando-se até 6 de Março. Todos os jovens que visitarem a ESAD durante esta semana terão a oportunidade de integrar a dinâmica da escola, de participar em conferências, de experimentar as técnicas nas oficinas, de ver exposições, de partilhar experiências. Terão ainda a possibilidade de colocar questões e dúvidas aos professores/coordenadores dos cursos e aos alunos que estudam actualmente na escola.

A ESAD tem como intuito garantir uma formação de qualidade no domínio do Design e das Artes, tendo presente a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, actualizando as competências leccionadas de modo a assegurar uma resposta eficaz às questões e problemas que actualmente se colocam aos designers. O objectivo da instituição é formar os alunos para a compreensão do papel do Design e das Artes e para a intervenção nos contextos nacionais e internacionais, desenvolvendo competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica, da cultura e da tecnologia.

Eastpak Store: Loja - Galeria



Se for ao Bairro Alto, não deixe de passar na Rua do Norte, nº. 12. Lá encontrará a icónica loja da Eastpak, um mundo de malas e mochilas, numa estética irreverente, agressiva e actualmente com um conceito ainda mais inovador: "loja-galeria".

A partir de Março e até ao final do ano a pintura, o design, a fotografia, a escultura ou a música darão o seu cunho pessoal às "pièces de resistance" da Eastpak. Estilos diferentes de artistas que se foram inspirar nesta marca para criar modelos exclusivos e onde poderão igualmente expôr o seu trabalho pessoal. A Eastpak pretende assim divulgar novos valores em várias áreas, a cada mês, numa edição limitada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Todas as Montanhas...



Percorrer "Todas as Montanhas" é o mais recente projecto de Cristina Ataí­de e Alexandra Oliveira que se juntam num diálogo dinâmico, na Galeria Gomes Alves de Guimarães, para trabalharem conceitos como:desenho, viagem e montanha. Sinais, sí­mbolos e mitos que interagem e percorrem o papel e os bronzes de Cristina Ataíde, os tecidos e lãs reinventados por Alexandra Oliveira.


A lista interminável das mais altas montanhas do mundo que se tornam vermelhas quando percorridas ou subidas por Ataí­de, fazem-nos viajar na paisagem ou no pensamento. Os casacos com tecidos e modelos totalmente concebidos por Alexandra Oliveira criam o desejo de toque e de interacção. Uma viagem com um percurso interior e exterior, numa exposição diferente, patente até ao dia 16 de Abril de 2009.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crianças de todo o mundo! - III


United Colors of Benetton
Bebé Primavera/Verão 2009

O enxoval essencial pinta-se de azul, combinado com o rosa para ela, e com o azul claro para ele. O resto é novidade de tendência no que toca as cores e os modelos na onda da moda dos adultos. Para as meninas, MISS BLUE é a linha elegante com vestidinhos de algodão com micro desenhos, jardineiras de cambraia bordada e casaquinhos às riscas, em azul-escuro, coral e amarelo. MISS BIJOUX joga com os vermelhos e castanhos essenciais de linho e algodão, atreve-se com jóias trompe l’oeil e arrisca um pequeno bolero denim charmoso. MISS LIGHT é a linha de Verão interpretada por musselinas leves e malha ajurada em rosa, lilás, coral e toques de verde água. MISS SUN pensa na praia com vestidinhos de alças em musselina e renda San Gallo, quadrados madras e riscas coloridas.

Quatro linhas para os rapazolas: LITTLE ACE joga com irónicas calças risca de giz, t-shirts com gravata trompe l’oeil e casaquinho de nylon amarrotado; LITTLE STONE apresenta-se em cores e cortes militares: das calças cargo aos blusões de denim e às calças camufladas. LITTLE SEA destina-se aos surfistas mais pequenos: denim descorado, estampas desbotadas e cores de água; LITTLE SPORTS aposta em peças típicas de todos os desportos indoor, incluindo imitações de luvas de boxe no pescoço.

Crianças de todo o mundo! - II



United Colors of Benetton
Rapaz Primavera/Verão 2009

Spring City: Look casual com charme. Calças slim e blusões curtos em branco, azul e anil. Inspiradas no guarda-roupa do papá as camisas às riscas clássicas tintas no fio. Sweater e blazer em tecido de gabardina para todos. Sport Club: O mito do futebol americano com o respectivo corolário de felpas, t-shirts e pólos do tema. Blusão alcolchoado reversível e colete de penas para os dias frios. Frases, números e detalhes rebuscados. Back To Nature: Vamos acampar: calças camufladas, jeans confortáveis e tratados e felpas sobrepostas. Cores suaves da terra e da floresta. Locker Room: Gosto retro com um toque de graffiti americano. Jeans azuis gastos pelo jogo e pelo tempo combinados com t-shirts de todas as cores com estampas de mascotes de banda desenhada estrategicamente colocadas. Treasure Island: Estilo de elegantes descobridores de tesouros escondidos: calças cargo em algodão impecável e t-shirt com estampas de pálidos galeões cor de areia. Malibú: Roupa de praia em cores brilhantes apenas a um dedal do fluorescente. Bermudas multi-bolsos, aos quadrados e camufladas, para usar com t-shirts tropicais e camisas escocesas.

Crianças de todo o mundo!



United Colors of Benetton
Menina Primavera/Verão 2009
Frescura, simplicidade e alegria. É a receita da colecção United Colors of Benetton dedicada às crianças de todo o mundo: um universo fashion sem excessos, feito de cor e das últimas tendências.

New Navy: Cores e riscas de pequena marinheira em cruzeiro. Muito branco clássico combinado com o vermelho, o amarelo e o azul. Casaco curto acima da cintura e gabardine como agasalhos de Primavera. Mini-saias e shorts de algodão ou denim para usar com t-shirts e camisolinhas repletas de âncoras, riscas e bolas para desfilar no molhe. Color Spring: Cores gulosas directamente dos frascos de rebuçados. Jardineiras de todos os tamanhos e casaquinhos curtos com empiècement arredondado são as peças chave da linha, para usar com t’shirts hiper bordadas, felpas com corações e denim de todas as cores. Smart Girl: Adolescente e street, dois moods num só. Jeans tratados em tons de azul e cinzento, t-shirts em lilás e violeta plenas de frases, estampas e decorações divertidas. Pormenores brilhantes mesmo para as mais pequenas. Petite Jolie: Docemente romântica sem exageros. Delicados franzidos, micro-bolas, musselinas leves, corações e mascotes anos 60. Tudo em branco, cinzento, rosa e suave denim desbotado. Mediterrâneo: Recordação de uma ilha grega. Azul marinho e branco cal. Popelinas, musselinas, anarruga, bordados em relevo e rendas San Gallo para tops, vestidos de alças, bermudas e camisas estampadas, bolinhas e risquinhas. Sunny Days: Tudo para a praia em cores de gelado: shorts, vestidos de alças, babygrows, calças à pirata e mini-saias combinadas com pólos de piquê e t-shirts. Chuva de lantejoulas, frases brilhantes e estampas laminadas que reluzem ao sol.

Back To Colour



Brax 2009 Primavera/Verão 2009 - Calças Senhora

Cores ricas combinadas com uma casualidade desportiva é o mote da estação. O espírito casual dos tempos é refinado, exibe riqueza, gerando uma atmosfera agradável e exclusiva. Leveza e uma tendência inegavelmente desportiva atribuem aos novos casacos e blusões um novo e moderno aspecto.

Os Estilos: Casacos, mais importantes do que nunca na próxima estação quente, especialmente em versão trenchcoat com novos pormenores. Parkas, numa gama de estilos, ora sofisticadas ou casuais/desportivas. Uma riqueza que se expressa em misturas de seda, tecidos com revestimentos em madrepérola e novos e refinados pormenores tais como enrugamentos parciais, fitas e novos estilos de golas. In-between: Estilos leves e curtos explodindo em pormenores como costuras contrastantes, fechos, riscas decorativas e novos estilos de mangas.
Os Tecidos: Estreia de novos materiais de memória, desde uma sofisticada mistura de seda em dois tons até às desportivas misturas de algodão. Algodão leve e linho com revestimentos de pérola. Misturas de algodão com aspectos contrastantes. Tecidos de fantasia, incluindo superfícies transparentes, Vichy e mini-xadrez com acabamento "patente" numa base de linho. Qualidades acolchoadas, onde detalhes contrastantes proporcionam nuances de moda.
As Cores:
Frutadas: como framboesa, verde, amarelo, hisbisco e laranja tangerina. Levemente esbatidas para uso em casacos e blusões.
Neutras: uma paleta que inclui o branco como contrapeso para todas as cores, preto e toda a gama de beges e tons areia incluindo toupeira e junco.
Sorvete: rosa, marfim e um prateado muito claro suavizam a paleta da estação.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Armani apodera-se da Quinta Avenida



É necessário reconhecer o trabalho do homem que construiu um império que rivaliza com o Romano na ideia de que as melhores roupas podem também ser as mais confortáveis. Falamos obviamente de Giorgio Armani. Agora, pela primeira vez nos seus 34 anos como marca-mito, o designer italiano reúne num único espaço o conjunto das suas diferentes linhas. Fê-lo precisamente na enorme loja da marca italiana em plena Quinta Avenida nova-iorquina inaugurada há dias numa cerimónia que teve pompa e... circunstância. O estabelecimento tem qualquer coisa como 4000 metros quadrados distribuídos por quatro andares. Com 14 metros de altura, a bela fachada concebida pelos arquitectos italianos Fuksas encontra-se integralmente revestida a cristal, mostrando uma escadaria futurista e sinuosa em tons de creme, que faz lembrar o famoso Museu Guggenheim da Grande Maçã.

Sexy Back



"Quando me visto de manhã, começo por seleccionar a lingerie passando de seguida à escolha de uma roupa que combine. Cada vez mais a lingerie se torna parte do visual de moda total da mulher". Quem o afirma é a criadora holandesa Marlies Dekkers, que continua: "apesar de a moda ser frequentemente um caso de afirmação, a maior parte das pessoas têm tendência a serem discretas com a sua roupa interior". A designer muda essa forma de ver as coisas com a sua mais recente colecção pela qual recebeu o BID LEF Award da Holanda na qualidade de Empresário Mais Ousado. "A minha lingerie é feita para ser vista", declara a criadora.

Vendida em diversos pontos do planeta, a sua linha marliesdekkers mantém-se fiel à sua filosofia de despertar todos os cinco sentidos. Exemplo disso é a loja de Nova Iorque, que brinda os clientes com mimos sensoriais como chocolates e velas aromáticas. Atribuindo o seu sucesso à paixão pela criação que parte de um sentido inato do corpo da mulher, Marlies rapidamente se afirma junto de celebridades como Jessica Stam, Usher e Mischa Barton.
www.marliesdekkers.com

Nova directora executiva de Moda na Igedo Company



Mirjam Dietz (de 44 anos de idade) é o novo membro do conselho de administração da Igedo Company, numa decisão tomada aquando da última reunião geral da companhia. Na qualidade de directora executiva de Moda, Dietz irá proporcionar ao sócio gerente Philipp Kronen (e já a partir de 1 de Março de 2009) um importante apoio no desenvolvimento das feiras de moda de Düsseldorf. “Fomos capazes de fazer regressar à Igedo Company uma figura forte como é a de Mirjam Dietz. Ela está profundamente enraizada no nosso sector e dá azo aos melhores dos contactos”, explicou Philipp Kronen, justificando a contratação. “Mirjam conhece por dentro o negócio e a indústria da moda, apresentando toda uma série de excitantes ideias e soluções. Neste momento posso dizer que é exactamente a pessoa certa para a nossa empresa. Estou ansioso por poder trabalhar com ela”.

Há muitos anos que Mirjam Dietz é uma referência firme no seio da comunidade da moda, desenvolvendo ao longo de todo este tempo uma vasta rede de contactos no sector tanto nacional como internacionalmente. De 1990 a 2004 ocupou diversos cargos na Igedo Company trabalhando como consultora freelancer junto de diferentes clientes na área da sua especialidade.

“Namorar Portugal”



VI Concurso Nacional de Criadores de Moda de Vila Verde
Prémios para o CENATEX

Este ano, no já conhecido Concurso Nacional de Criadores de Moda de Vila Verde – "Namorar Portugal" – promovido pela câmara municipal da mesma cidade em parceria com a Cooperativa Aliança Artesanal, Associação Comercial de Braga, a Proviver e a UAC do Alto Cávado, foram apresentados cerca de 80 projectos pelas escolas de moda portuguesas e ainda projectos individuais de jovens designers, subordinados ao tema “Lenços de Namorados – Escrita de Amor”. Desde o início que a organização deste concurso tenta aproximar o conceito e a simbologia dos “lenços de namorados” à moda contemporânea. E por considerar que o factor motivação é cada vez mais um dos maiores responsáveis pelo sucesso da aprendizagem (não havendo nada melhor do que a interacção entre alunos de diferentes escolas de forma à promoção de troca de experiências e saberes) a Escola Profissional Cenatex lançou este desafio aos formandos do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Design de Moda na medida em que teriam como ponto de partida variadíssimas fontes de inspiração, o desenvolvimento dos seus projectos, culminando com a apresentação em desfile de moda que acabou por realizar-se no passado dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, em Vila Verde.

Deste esforço saíram duas vencedoras: as alunas Ana Daniela Mateus, que conquistou o terceiro lugar, com um prémio no valor de 250 euros e Tânia Magalhães, que conquistou o prémio “Jovem Revelação”, com o valor de 200 euros. O projecto da primeira associou o espírito dos anos 20 reconhecidos pela emancipação da mulher aos bordados, demonstrando que também as mulheres artesãs e os ofícios tradicionais devem ser valorizados; já a segunda adequou os bordados ao segmento de mercado de malhas tricotadas, tornando assim mais lata a aplicação desta tradição.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Wonderbra para os homens



Vão evitar desgostos e dissabores a muitos homens que não conseguem contornar o efeito da água fria quando têm de andar de calções de banho. Se as mulheres conseguem fazer com que o tamanho do seu peito pareça maior com o mágico Wonderbra, porque não deixar que os homens e os seus calções façam o mesmo? Este foi o pensamento que levou ao desenvolvimento de uma nova linha australiana de swimwear criada pela dupla Summer Fisher e Michael Yarwood e que consiste num bolso escondido no qual se podem dispor diferentes opções de acolchoamento. Resta dizer que o ousado beachwear vai ter um nome também ele no mínimo ousado: "Mr. BusyBalls". O modelo vai estar à venda via Internet através do eBay, Amazon e directamente no website da marca.

O ambiente agradece...


Renda-se ao bio-cotton da C&A Modas
Sabia que a C&A na Europa, em 2008, vendeu 15 milhões de roupa (8.000 toneladas), e que 7% dessas vendas foram de peças confeccionadas com algodão orgânico? Pergunta o que tem este algodão de tão especial? O algodão orgânico é cultivado de acordo com os princípios biológicos, cumprindo com as exigências da normativa europeia sobre produção agrícola ecológica, uma vez que não utiliza fertilizantes artificiais e aditivos químicos. Ao apostar neste tipo de algodão, a C&A está não só a pensar na moda, mas também numa das prioridades da empresa: a responsabilidade social corporativa sustentada. Futuramente, o seu objectivo passa pela utilização deste algodão em todas as colecções nos próximos cinco anos.
Adquira uma camisola, calças ou até mesmo umas meias, para toda a família, com a etiqueta “Bio-Cotton”, aos mesmos preços de outras peças confeccionadas com algodão convencional. Com esta colecção e com o aumento de produção de peças em bio-algodão, a marca ajuda o ambiente e faz com que os seus clientes contribuam também para a preservação do mesmo
.

High Performance by Diogo Miranda



Passar férias em resorts paradisíacos, cruzeiros de sonho, festas ultra-sofisticadas,viagens, praia, calor, mar, desporto, amigos e família. Estes são os dez ingredientes essenciais à construção da colecção High Performance, onde o preto religioso exibe o classicismo das peças e os materiais e acessórios mostram uma certa sensualidade. Os dias luminosos de Verão são perfeitos para as transparências que, por vezes, são indiscretas. A técnica de modelagem e de drapping de materiais tornou-se imprescindível. As pregas e o peso dos volumes são dominados, de modo a que respeitem o desenho e não as linhas anatómicas. Ao nível cromático, destacam-se as cores vivas, como o laranja lagosta e o verde tónico, mas também o beringela, que se funde com o preto e o tom nude. Através de influências sportswear formam looks sinuosos e “extra-extensos”, com uma silhueta bastante sensual, onde a mulher e o homem parecem esculturas e colagens.
Cores: Azul Marinho; Tom Nude; Rosa Fúchsia; Verde Tónico; Beringela; Laranja Lagosta; Preto; Branco. Silhueta: Ampulheta e L.

www.diogomirandafashion.blogspot.com

Mango põe em funcionamento o seu novo centro de distribuição



A Mango pôs em funcionamento no passado mês de Novembro o seu novo Centro Dinâmico de Distribuição (CDD) no polígono industrial Can Volart de Parets del Vallés, um armazém de 24.000m² que representou um investimento na ordem dos 45 milhões de euros. Especializado na distribuição da peça dobrada – mercadoria esta que até agora era gerida a partir da sede central, situada em Palau-solità i Plegamans – o novo centro e armazém dispõe de um sistema totalmente automatizado centrado na carga, armazenamento, facturação e expedição do produto. Com esta nova aposta diminui-se o esforço e optimiza-se o trabalho dos empregados, conseguindo, assim, ser o CDD más eficiente do sector, com uma gestão 5 a 7 vezes mais rápida. Graças ao inovador sistema de armazenamento, os cais de recepção da peça são capazes de receber 670 caixas por hora, o que significa um volume de entrada de 4.000 caixas por hora e 4.500 de saída.

Este ambicioso projecto pôde ser levado a cabo graças à cooperação da câmara municipal de Parets del Vallés e ao apoio que o município concede às empresas catalãs, favorecendo a sua implantação no local e a própria criação de novos postos de trabalho, impulsionando o desenvolvimento da zona. O novo centro logístico da Mango armazenará 77% do total das peças que a marca comercializa nos cinco continentes e distribuirá uma média de 30.000 peças por hora. A marca, que fechou o exercício de 2008 com uma facturação de 1.440 milhões de euros, conta com um total de 1.229 lojas em 90 países. Em 2009, entrará pela primeira vez na Bielorrússia, Guatemala, Iraque, Irão, Martinica e Nova Caledónia. Durante o presente ano, a cadeia tem previsto aumentar para 150 o seu número de lojas. Entre as localizações dos seus novos pontos de venda destacam-se Belgrado, Dubai, Kuwait, Joanesburgo, Manila, Moscovo, Nova Deli, Nova Iorque, Paris, Pequim, Teerão e ainda Tóquio.
www.mango.com

Em movimento


Pedro del Hierro Mulher: colecção Primavera/Verão 2009
Os volumes mudam quando desprovidos de massa e de peso, aparecendo como linhas de força que se fundem no movimento. Esta colecção é como que um passeio por distintos lugares do mundo, enriquecido pelo intercâmbio entre múltiplas culturas, para se tornar no ponto de inspiração da colecção Primavera-Verão da marca. Paisagens campestres francesas, o entardecer no deserto, os mares do Japão ou o exotismo do período pré-columbino fundem-se para brindar a uma explosão de cor e texturas. Volumes que são moldados, drapeados e estampados com acabamentos de brilho e mate. Vestidos que se destacam pela sua feminilidade, casacos que adquirem novas dimensões com cortes estudados, calças que adoptam uma imagem sofisticada e malhas inspiradas nas formas clássicas da escultura grega. A escultura como metáfora de todo o processo artístico da colecção PdH para a nova temporada.

Saint-Tropez: rosa, vermelho e apontamentos de laranja. Combinação inteligente de estilo casual com um toque de sofisticação. Mulher de espírito jovem e irreverente. Frescura nas formas e nos tecidos. Sedas lavadas, algodões leves e estampados divertidos que evocam a chegada do Verão.
Miyajima: preto, turquesa e branco com apontamentos de prata. Influência oriental e minimalismo reflectidos em volumes mais rígidos que contrastam com a fluidez do mar. Cortes mais definidos e traços das gravuras japonesas que rompem com a geometria dos estampados. Aguarela, água, mar, pedras, madrepérola e brilhos. Algodões acetinados, tecidos técnicos otomanos. Aplicação de técnicas distintas a arte origami e plissados.
Origami: disponível em pele de cordeiro de cor preta, azul, gelo ou platina metalizada. Principal ênfase num delicado trabalho manual para criar um efeito plissado, criando um efeito óptico retirado do orikata (exercícios de dobrar papel).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Censurada!



A controversa Calvin Klein volta a dar que falar, com mais um dos seus anúncios censurado. No ano passado, a marca foi proibida de mostrar os sensuais spots publicitários protagonizados pela actriz Eva Mendes para o perfume Obsession. Agora, a nova e "quente" campanha da Calvin Klein Jeans, filmada e fotografada por Steven Meisel, foi banida de passar nas televisões dos Estados Unidos. Os comerciais mostram (entre outros) as modelos Anna Selezneva, Anna Jagodzinska e Natasha Poly envolvidas em cenas classificadas como "menos próprias" no que parece ser uma velha cave.

Natura Bissé mima estrelas nos Óscares 2009



De modo a celebrar condignamente aquela que é a Noite das noites de Hollywood, a marca brasileira H.Stern vai exibir a sua série exclusiva Natur Diamonds (um conjunto de peças extraordinárias inspiradas pelos elementos da natureza) a toda a realeza de actores, actrizes e outros VIPs no decorrer do mais glamoroso evento do ano: os Óscares da Academia. Paralelamente, a empresa espanhola de cosméticos Natura Bissé vai mimar os convidados com o seu "Diamond Sanctuary".

A promissora exibição está a decorrer desde o dia 16, prolongando-se até ao próximo domingo 22 na Beverly Thompson Penthouse, em Los Angeles, onde celebridades, estilistas e demais convidados poderão descobrir o magnetismo dos rituais de beleza da Natura Bissé e das mais recentes criações da H.stern, concebidas especificamente para a ocasião. Ao longo desta sumptuosa mostra – agendada para as horas que antecedem o desfile na famosa passadeira vermelha – as estrelas irão desfrutar de um completo banho de imersão no Spa Diamond Cure, um tratamento que inclui mais de 30 ingredientes naturais e de técnicas de rejuvenescimento como a BurbujaO2, um grande espaço insuflável onde se respira 99,995% de ar puro.

My precious


Anel com uma causa
Se lhe apetece ir às compras, uma forma de se sentir menos culpada é gastar dinheiro numa causa que possa ajudar outros. A assinalar as celebrações do 125.º aniversário da Bulgari, a marca lançou um anel com a intenção de ajudar a reunir até final de 2009 10 milhões de dólares para a instituição Save the Children. A empresa de joalharia de luxo lançou a campanha "Rewrite the Future", onde o protagonista é um anel de prata esterlina que inclui letras góticas inspiradas pelas origens de ourives do fundador, Sotirio Bulgari. As vendas reverterão em parte para missões de educação de crianças em zonas de conflito.

Para embaixadores da iniciativa, a Bulgari escolheu Ben Stiller, Willem Dafoe, Isabella Rossellini e outros apoiantes. O anel custa algo como 290 dólares e está à venda desde o dia 1 de Fevereiro até 31 de Dezembro de 2009 em todas as lojas Bulgari, no website e ainda em algumas cadeias de lojas seleccionadas. Mas as medidas humanitárias da marca não ficam por aqui. Paralelamente foi lançada uma gama de jóias e relógios que será apresentada na retrospectiva a apresentar em Junho em Roma e denominada "Between Eternity and History". As peças, avaliadas em mais de 3 milhões de dólares, serão leiloadas no final do ano, revertendo os lucros para a ajuda às crianças carenciadas.

Um cheirinho a Verão


Inspiradas pela popularidade das linhas de viagem marítima dos anos 20 do século passado, as novas malas Lanvin para esta Primavera mostram alegres estampados de espírito retro de refúgios tropicais. As vivas imagens evocam épocas já desaparecidas de viagens de luxo, mantendo contudo um ar moderno com o seu tamanho e a sua construção sólida. Para combinar existe também T-shirt da mesma linha.

Passagem para a Índia



Acordo entre a Inditex e o Grupo Tata
A Inditex e o Grupo Tata assinaram um acordo para a criação de uma empresa conjunta para desenvolvimento comercial das lojas Zara na Índia. O grupo espanhol será titular de 51% da joint-venture enquanto que a Trent Limited, sociedade do Grupo Tata, terá os restantes 49%. Através da parceria pretende-se inaugurar os primeiros espaços Zara em Nova Deli, Bombaim e outras importantes cidades indianas já a partir de 2010.

-----------------------------------
O Grupo Tata é uma das maiores empresas da Índia, num mercado em que acumula mais de 140 anos de trajectória empresarial, com actividade em sete sectores: comunicações, tecnologías de informação, engenharia, matérias-primas, serviços, energia, produtos de consumo e química. Em muitos deles, as suas empresas estão entre as maiores do mundo. As vendas em 2007/08 ascenderam a 62.500 milhões de dólares e emprega acima de 350 mil pessoas em todo o mundo.

Sisley: nova estação, nova imagem



A nova campanha publicitária Primavera/Verão 2009 da marca Sisley abandona a rigorosa formalidade de um estúdio fotográfico para entrar no espaço ilimitado do deserto sul-africano. A terceira campanha assinada por Camilla Akrans evidencia elementos tangíveis: corpos, uma moldura dourada, a areia... Tudo o resto é imaterial e mutável: a luz, o céu, o espaço. O verdadeiro protagonista é a peça de roupa da marca. O conjunto representa um estilo impalpável e ligeiro; constituído por sedas fluídas, reviradas por uma brisa imaginária, silhuetas delicadas e inconstantes como as próprias dunas de areia, em cores neutras e naturais como nuvens. E quando o vestuário se tornam algo masculinos, a sobriedade e a elegância refinada entram em simbiose com o rigor do deserto. Uma atmosfera vagamente irreal e que torna impossível não associar a uma obra de Salvador Dali: um deserto, uma moldura vazia...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mais Coca-Cola Light



Está na moda vestir a mais mítica das garrafas de refrigerantes. Depois de Zac Posen, Roberto Cavalli e Nathalie Rykiel, é agora a vez de Manolo Blahnik desenhar uma roupa para a Coca-Cola Light. Tornado famoso pela personagem da série de televisão "Sexo e a Cidade", Carrie Bradshaw, o designer de sapatos espanhol avançou com uma garrafa branca decorada com o lettering da Coca-Cola Light a prateado e o desenho de uns elegantes stilettos vermelhos. Tal como as outras séries, trata-se de uma edição limitada de 10 mil unidades à venda apenas em alguns países da Europa.

Contra a maré



H&M vai criar 7 mil novos postos de trabalho

A sueca H&M revelou recentemente que tenciona criar em 2009 entre seis e sete mil novos empregos. Conhecida no retalho pela sua dinâmica abordagem de fast fashion, a empresa afirmou que o crescimento e oportunidades de crescimento são positivos e que espera vir a abrir novos postos de trabalho. Para Anders Wiklund, analista no Evli Brank, "os números em geral foram superiores às expectativas, pelo que penso que a H&M - com a sua estratégia de preços baixos - irá beneficiar da conjuntura. Pessoas que compravam em lojas mais caras irão passar a escolher a H&M'". O especialista acrescentou, contudo, que o primeiro trimestre deste ano "poderá ser muito duro".

Salsa Jeans Primavera/Verão 2009


Colecção Homem

A colecção masculina desenvolve-se em torno de quatro temas fortes.
URBAN SAFARI colhe inspiração num modo de vida alternativo, num ambiente urbano agitado, retratando um “safari” dentro da cidade. Com inspiração militar, destaca-se o uso de acessórios metálicos e aplicações de fitas de nastro, que coordenam na perfeição com a grande quantidade de bolsos que completam este look safari. A nível cromático, uma base de kakis e tons terra contrasta com cores fortes de um look muito urbano, acentuado por um denim com aspecto envelhecido e muito usado. A nível gráfico, os letterings militares contrastam com paisagens e outros items de um ambiente safari.

Inspirado na Califórnia dos anos 80, SOUTHERN CALIFORNIA VINTAGE resulta numa silhueta elegante e descontraída. O azul, o branco e o areia contrastam com cores fortes com aspecto “queimado do sol”. O azul original dos jeans “true blue” surge em destaque neste tema, não só a retratar os anos 80, mas também para criar harmonia com as telas em algodão de aspecto requintado, utilizado nas camisas e t-shirts. Os elementos gráficos deste ambiente são inspirados nos rótulos de embalagens, bares, surf shops e nos anúncios a beach parties.

Futuro e desporto são palavras-chave do tema SPORT ADDICTION, numa fusão de estilos que sugere uma nova tendência, na qual as pessoas vêem o futuro do vestuário de uma forma técnica e bastante funcional. Reflexo disso mesmo, a silhueta apresentada mostra um estilo muito pessoal e moderno, uma toilette mais trendy, ideal para uma saída à noite. No que toca a cores, o preto, o branco e os cinzas metálicos suportam a luz e a modernidade do rosa e azulão forte, de origem tecno-desportiva. Com um aspecto técnico, brilhante e futurista, as matérias-primas utilizadas têm como base o algodão e outras fibras naturais. A nível gráfico, o tema caracteriza-se pelo uso de letterings numa mistura de linhas rectas e 3D.

De salientar, a linha premium 1st Level que, nesta colecção, tem como inspiração o tema TIMELESS, marcado por uma simbiose única entre o passado e o futuro. Algures no presente acontece o encontro entre a nostalgia relembrada e um desconhecido desejado, cada vez mais próximo. As forma e os detalhes são inovadores, sempre reinventados, e definem uma silhueta jovem, que tem tanto de arrojada como de promissora. A paleta é composta por cores fortes como o azulão, amarelo canário, o coral e o roxo, que contrastam com cores pasteis como o cru, o bege e o cinza claro. A mistura de tons faz salientar de um forma sublime os gráficos retrofuturistas. Predominam as matérias-primas naturais e sintéticas e os acabamentos vintage e experimentais.

www.salsajeans.com

À conquista da Europa



Famosa em toda a Índia e reconhecida mundialmente, a estilista Ritu Kumar começou a trabalhar com algodão, couro e seda num modesto atelier em Calcutá. Anos mais tarde, ganhou notoriedade quando introduziu a cultura da "boutique" no imenso país asiático, firmando a sua marca sob a denominação "Ritu". Dominando como ninguém a arte de bordar sumptuosos e multicoloridos saris em seda, a designer confessa nunca ter sonhado como o sucesso que hoje tem.

Presentemente acompanhada pelo seu filho Amrish Kumar, dispõe de uma nova linha, "Label", que representa o símbolo da nova juventude e identidade indiana. Mais moderna e destinada ao público ocidental, mistura desenhos tradicionais e tecidos indianos com cores vivas e adaptados ao gosto ocidental. Pioneira no seu país no conceito de Haute Couture, Ritu Kumar veste a grande maioria dos actores de Bollywood, contando com numerosas e sofisticadas clientes estrangeiras. As suas lojas e outlets distribuem-se por todo o território indiano e os seus modelos percorrem as passarelas do Dubai ou mesmo de Nova Iorque.

Em tempos economicamente agitados, a família Kumar não mostra sinais de abrandar, apostando na conquista do mercado europeu através da organização estratégica de uma rede de distribuição e da introdução do perfume "The Tree of Life", criado no Sul de França por Corrine Cachen.

A Prada revisitada



Em meados de Fevereiro a Prada anunciou a sua colaboração com alguns dos mais visionários estilistas mundiais num projecto que verá lojas instaladas em quatro grandes cidades transformadas em espaços únicos. Em sincronia com o calendário global de semanas de moda, as The Iconoclasts (assim se denominam as lojas) irão abrir em Nova Iorque, Londres, Milão e Paris para recriarem as boutiques e lojas flagship. Na Big Apple, a loja da Broadway será convertida por Alex White, da W Magazine. Em Londres, será a vez da estilista e editora Katie Grand recorrer à sua arte na loja de Bond Street. Oliver Rizzo, o conceituado estilista italiano irá ocupar-se da loja milanesa de Monte Napoleone e, em Paris, será Carine Roitfeld, editora da Vogue francesa, a transformar a boutique da Avenue Montaigne.
www.prada.com

Alugue-me o seu guarda-fatos



As atribulações económicas não conseguem deter uma verdadeira fashionista, mas podem forçá-la a ser mais criativa. Com as permutas de roupa actualmente em voga no Reino Unido, uma nova forma de permuta de moda encontra terreno para forte expansão nas sociedades modernas. Este modelo alternativo de negócio promove um estilo sustentável através de artigos alugados e emprestados, instantaneamente expandindo os guarda-fatos de membros amantes de um bom estilo e sem arruinar a sua conta bancária.

Dress Vault, uma rede de moda que assenta a sua actividade no empréstimo de vestuário, apresenta uma política de porta aberta que dá as boas-vindas a entusiastas da moda interessados no modelo de rotatividade. O seu portal na internet cultiva uma rede social de parceiros de interesses idênticos que beneficia, de uma consciência (e guarda-fatos!) colectiva. O site baseia a sua actividade nos conhecidos eBay e Facebook para atrair novos participantes, possuindo uma base crescente de membros que podem emprestar, pedir emprestados e comprar/vender vestidos ou simplesmente vaguear pelas páginas repletas de boas propostas. Ao mesmo tempo que a Dress Vault se fundamenta nos princípios de comunidade e intercâmbio, outros websites como Bag Borrow or Steal e Rent Me a Handbag tornaram-se alternativas de compra a ter em conta. Ambas as empresas oferecem à sua cada vez maior clientela produtos rentáveis, desde bolsas de designer até jóias, calçados e óculos de sol.

Obviamente que este afastamento da moda do luxo descartável e gastos supérfluos teve o seu impacto nos grandes retalhistas. Há muito que a prática de clientes comprarem, usarem e devolverem artigos é uma praga pouco falada nos grandes outlets, sendo diversas as lojas que sofrem pressões que transcendem as suas anteriormente negligenciadas contas de limpeza a seco. Será pois pouco surpreendente passarmos a ver retalhistas a oferecerem-se para alugar determinados artigos no esforço renovado de evitarem a insensatez de construir um guarda-fatos.

www.dressvault.com

fonte: JC Report

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Salsa Jeans Primavera/Verão 2009



Colecção Senhora

Esta colecção tem por base os jeans e desenvolve-se em torno de três temas fortes.
URBAN SAFARI inspira-se na vida agitada das cidades, onde se cruzam influências étnicas e tribais. As linhas militares e rectas contrastam com formas fluidas e femininas, num cruzamento entre um look colonial e outro mais urbano. São disso exemplo os casacos safari, os vestidos camiseiro ou os tops fluidos, ou ainda as partes de cima com aplicações ou bordados. Destacam-se as gangas lavadas, com look vintage e manchadas, as calças e casacos em telas de algodão e os casacos em algodão ou linho raclado. A paleta de cores percorre toda a gama vegetal. A lembrar as cores de terras africanas, os tons de pó e lama contrastam com cores intensas. A nível gráfico, as impressões e ornamentações inspiram-se na arte tribal africana. Da linha fazem também parte acessórios como cintos em pele entrançada ou perfurada, chinelas militares e sandálias étnicas femininas, sacos ou pulseiras étnicas. Peles esverdeadas trabalhadas com metais aplicados em bruto, ouro velho ou cobre.

CALIFÓRNIA tem como cenário de inspiração a praia californiana Sunset Boulevard ao final de uma tarde de Verão. Retrata um estilo casual requintado, com um espírito yatching muito elegante, onde predominam as formas descontraídas mas femininas. A inspiração está presente nos vestidos com motivos florais esbatidos; nas calças largas; nos tricotados manchados; e nas t-shirts fluidas e com detalhes na construção, como: drapeados, franzidos e pregas. As cores oscilam entre os tons suaves e marítimos.

SPORT ADDICTION tem por inspiração o futurismo e o urbanismo de cidades vibrantes como Nova Iorque, com um estilo mais trendy, ideal para uma saída à noite. As peças justas e femininas contrastam com peças XXL inspiradas no mundo desportivo. Cores frias como os cinzas, branco e preto, contrastam com o azulão e o rosa fúscia, enquanto o prateado, por sua vez, surge em apontamentos. As gangas cinza e azuis, com acabamentos em ice bleach, são a matéria-prima predominante. Destacam-se ainda as técnicas com brilhos, silicones, glitters e prateados, ou a aplicação de pedras.

De salientar a linha premium 1st Level que, nesta colecção, tem como inspiração o tema TIMELESS, marcado por uma simbiose única entre o passado e o futuro. Algures no presente acontece o encontro entre a nostalgia relembrada e um desconhecido desejado, cada vez mais próximo. As forma e os detalhes são inovadores, sempre reinventados, e definem uma silhueta jovem, que tem tanto de arrojada como de promissora. A paleta é composta por cores fortes como o azulão, amarelo canário, o coral e o roxo, que contrastam com cores pasteis como o cru, o bege e o cinza claro. A mistura de tons faz salientar de um forma sublime os gráficos retrofuturistas.Predominam as matérias-primas naturais e sintéticas e os acabamentos vintage e experimentais.

Kamah



O ioga está em todo o lado. Milhares de praticantes esticam-se, respiram e transpiram para terem um corpo saudável, uma mente tranquila e um coração aberto. A marca Kamah oferece roupas que se adequem aos exercícios. O que é que isso significa? Que são suaves, em cores tranquilas, intemporais e fáceis de combinar. Os cortes tornam as roupas confortáveis, antes, durante e mesmo após o exercício. E porque as sessões de ioga deixaram de ser um domínio puramente feminino, a marca disponibiliza também uma linha a pensar neles. Um produto finalista do ispo BrandNew Awards 2009.
www.kamahyoga.com

Na crista da onda


Um praticante de bodyboard sem calções específicos? Impensável! Seja com cordões ou com fecho à base de faixas de velcro, os modelos convencionais não deixam de ser desconfortáveis após horas em cima da prancha. A empresa basca Ipar Hego (que em basco significa Norte/Sul) avançou com uma idea simples: deslocar o sistema de fecho de cordão para a parte lateral do calção. Assim, com o ponto crítico na anca, os amantes de bodyboard podem surfar tanto quanto quiserem, sem receio que o cordão se desfaça e sem necessidade de se contorcerem deitados sobre a prancha, procurando a melhor posição. Faltou referir que este modelo de calções foi também finalista do ispo BrandNew Awards 2009.
www.iparhego.com

À sua medida. Mesmo.




À primeira vista, parece-se com qualquer outro par de sandálias ou chinelos. Mas há mais para lá do seu agradável aspecto. Vales é uma marca de calçado feito à mão na Alemanha. Tem a particularidade de ser produzido à medida de modo a encaixar na perfeição nos seus pés... Os clientes recebem uma caixa que lhes permite imprimir um molde 3D da sua pegada. A caixa é de seguida enviada para a Vale e pouco depois recebe em sua casa uma embalagem com aquelas que são provavelmente as sandálias mais ajustadas ao seu pé em todo o mundo. Disponíveis diversos modelos para homem e senhora. Este produto foi um dos finalistas do ispo BrandNew Awards.

Ahoy!



Prémio de Sportswear YKK®
Para as mulheres, mesmo uma ida até à praia pode ser desastrosa devido a fatos de banho mal concebidos. Mas o uso de vestuário funcional faz com que se assemelhem à irmãzinha do urso Paddington, o que também não é muito aconselhável. A colecção "Sailing for Women" da marca Morpho faz uma abordagem diferente. A série inclui vestuário de marinheiro que tem tudo o que poderá desejar a bordo: um vestir ergonómico, protecção e algumas características inovadoras. As peças são leves e extremamente confortáveis de usar. Os protectores estão situados entre as camadas individuais dos artigos têxteis e não perturbam o design. Todos os tecidos são obviamente à prova de água e respiráveis.

Ispo BrandNew Awards 2009



Há já diversos anos que o ispo BrandNew Award é o barómetro de tendências da indústria desportiva tendo sido apresentado pela 18.ª vez na edição de Fevereiro da ispo (de 1 a 4). Em Munique, as melhores inovações e produtos de empresas jovens foram escolhidos por um júri de especialistas. Numa série de posts vamos mantendo-o informado de vencedores e finalistas da prova.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Regresso ao passado



Zirkeltraining: Prémio de Acessórios Coolmax® no ispo BranNew Awards
Lembra-se dos bons velhos tempos na sua aula de ginástica? Recorda com nostalgia o circuito de treino que fazia naquele ginásio com um cheiro tão típico? Finalmente foi lançado um produto que lhe proporciona a oportunidade de voltar a contactar com vestígios desses dias de glória: a colecção de sacos "Zirkeltraining". Feitos a partir de colchões de ginásio reciclados e do couro retirado de velho equipamento desportivo, estes sacos de design retro e clássico, são assinados por Bernd Dörr que se inspirou quando deu de caras com uma série de peças gastas de equipamento. Ainda nostálgico? Simplesmente cheire um dos sacos e talvez se sinta transportado para o passado e para aquele ginásio.

www.zirkeltraining.biz

Momentos místicos


Apanage Collection. Combinações das mais bonitas formas. A moda dos sonhos, envolta numa linguagem que derrete o seu coração. A magia imortal e estilizada das mulheres. Cheios de desejo, cheios de paixão, cheios de mística. Eis os momentos místicos. Momentos místicos. Cheios de beleza, num estilo inimitável e misteriosa tentação. A moda como um sonho perfeito. Deixe-se encantar pela linguagem de um mundo único poético e quase esquecido. Trazido de volta à vida.

"A minha roupa será radiante com as cores das flores selvagens".

"Roupa que me acompanha até ao fim dos tempos".

"Tecidos que me abraçam como o coração terno de um cavaleiro"

www.apanage-mystic-moments.com

Indústria têxtil confia na recuperação já no segundo semestre



Pese embora os números desanimadores dos últimos meses, o sector têxtil espanhol confia que na segunda metade de 2009 se reactivará a procura e começará a recuperar. Esta é a conclusão de uma análise de evolução sectorial realizada pelo Centro de Información Textil y de la Confección (CITYC) divulgado por ocasião de mais uma edição do SIMM que decorre em Madrid até amanhã, 14 de Fevereiro.

No âmbito da conceituada feira espanhola, os analistas afirmaram que o importante abrandamento do consumo registado nos últimos meses e como consequência da desaceleração económica financeira global foi sentido de forma especialmente forte no sector têxtil e de confecção. Só em Espanha, o tecido industrial do sector é formado por mais de 4 mil pequenas e médias empresas que, a exemplo de outros países, chegaram a este abrandamento económico após recuperarem das consequências que trouxe a forte reconversão provocada pelas novas normas que regem o comércio internacional. A análise da evolução do sector, realizada pelo CITYC, destaca que o ano de 2008 ficou marcado pela crise económico–financeira internacional. A procura do mercado têxtil e de confecção espanhol reduziu em valor cerca de 5,8% e fruto da forte contracção do consumo das famílias e da compra de casas. O andamento do mercado determinou entretanto quedas na produção (-10% em termos reais) e no emprego (- 7,2%) que se situam em níveis idênticos à anterior crise de 2005.

Ainda assim, apesar do panorama pouco animador, o sector acredita que no segundo semestre de 2009 tudo começará a mudar para melhor. Os especialistas referiram ainda que a inovação e a necessidade de oferecer produtos de qualidade serão as principais armas dos empresários para conseguirem sair da crise.
Fonte: FashionUnited.es

Vestida para seduzir



Triumph Primavera/Verão 2009
Uma colecção que pretende que as mulheres se sintam elegantes e sedutoras nos dias quentes de Verão. Com acessórios variados e leves, simples e sensuais, os destaques são perfeitos para todas as situações. A série Eternal Feelings combina uma sensualidade incomparável com uma elegância única, para que cada mulher se sinta ainda mais segura e feminina num dos dias mais importantes da sua vida, o casamento. Com design original e marcada pelos pormenores, Dreamy Curves pretende proporcionar à mulher Triumph uma aparência feminina com um toque de sofisticação para este Verão. Simplicidade e frescura, no melhor dos confortos. Vintage Passion pretende aliar o romantismo a um design retro, conjugando rendas elásticas e padrões em sedutores tons pastel. Miss Campus fica marcada por cores vivas e alegres, numa série que inunda a estação com um espírito jovem e divertido.

Stones: a nova colecção



Para o Outono/Inverno 2009-2010 STONES joga com cores vivas e ricas em constrastes. Autenticidade e artigos funcionais acentuam a atitude de negócios "verdadeiros" e casualwear "autêntico". As cores são intensas e mostram-se corajosamente – não apenas em peças separadas e acessórios, mas também nas calças e vestuário de exterior. O preto permanece, competindo com os tons de cinzento que vão do mais claro ao mais escuro. Bege e castanho aparecem predominantemente. Novos esquemas de cor revelam-se cativantes em nuances de verde. O vermelho e o violeta enviam sinais. O branco puro entra como nota de cor refrescante. Entre os temas-chave figuram os blusões de motociclista, casacos acolchoados, calças de pregas, trenchcoats e sobretudos em novos tecidos. A gama de tecidos vai desde as lãs mais finas até mohair e caxemira até novos padrões como tecidos escoceses em xadrez, riscas e glen checks, veludo e mesmo bombazina. Os revestimentos com acabamentos encerados e oleados, assim como cornucópias ao estilo de padrões de papel de parede complementam a paleta.
La Notte Veneziana: uma atmosfera veneziana com pontos altos em fúcsia. Jogos místicos de cor na poética Veneza são os protagonistas em preto escuro, permitindo flashes de branco e permitindo tons de violeta como bagas e fúcsia. Emergem as nuances de lavanda, asfalto e bege. O visual dinâmico e desportivo é o código para o poeta metropolitano.
Manhattan Island: novo estilo metropolitano para super-heróis. Os novos super-heróis representam o estilo metropolitano e preferem o visual ultra casual, numa moda urbana com elementos relaxados. As influências "new techno" declaram a sua chegada. As linhas harmonizam com arquitectura e geometria. As luzes nocturnas da cidade reinam através dos tons de preto e sfalto. O branco, azul-mirtilo eléctrico, azul mosaico e azul-céu ditam notas, ao mesmo tempo que os cortes acentuados e qualidade oferecem segurança de moda.
Aberdeen Castle: a tradição irlandesa e escocesa para homens autênticos. O sentimento de liberdade dos heróis irlandeses emerge. A Irlanda e a Escócia inspiram com a sua tradição e os seus povos. O "Tartan Club" é uma fonte de motivos em xadrez. O sportswear e moda urbana fundem-se e criam moda para homens autênticos e para os amantes da natureza. Uma consciência de performance ecológica desperta para a nova eco-geração. Os tons outonais transportam-nos para paisagens características. Castanho chocolate, bege e tom de azeitona empoeirado, com cambiantes em branco sujo, tijolo, Dijon e musgo, sublinham as facetas da natureza. Um "Sean Connery de scotch na mão" poderia ser o modelo para o tema que se caracteriza pelas silhuetas suaves.
Café de Paris: novos visuais ciganos ricos em opulência e glamour vintage. Saudações de Oscar Wilde e do seu herói retirado do livro "O Retrato de Dorian Gray". Aparece o novo estilo cigano, deslocando-se entre o romântico moderno e a nostalgia. Os anos setenta transmitem inspiração. Dinâmica, casual, elegante – a modernidade vem sob a forma de silhuetas esbeltas. As cores são dominadas por tons ricos e escuros. Castanho dourado, chocolate e vinho do Porto criam quentes esquemas de cores. O tom de indigo escuro desempenha um papel crucial no sector dos jeans. Branco, violeta e fúcsia transmitem os principais destaques.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A revolução da moda rápida



A Fast fashion (ou moda rápida) não é apenas um negócio de imitadores ou um modelo de produção para os segmentos de moda mais baixos. Num sector onde o tempo é uma comodidade que escasseia, fast fashion é um conjunto de estratégias compiladas para organizar a cadeia criativa e de produção de um produto híbrido com um valor criado pela combinação de elementos retirados da cadeia da produção imaterial com os da produção industrial.
Lançada pela editora italiana Diomedea, a obra intitulada "A revolução da fast fashion. Estratégias e modelos organizacionais para competir em indústrias híbridas*", da autoria de Enrico Cietta, analisa o fenómeno revolucionário da moda da moda rápida e usa como exemplos não só conceituadas empresas internacionais como também o próprio sistema italiano da fast fashion.

* original italiano: “La rivoluzione del fast fashion. Strategie e modelli organizzativi per competere nelle industrie ibride”

nham... nham



Se pensa que a moda e a culinária não têm nada em comum, desengane-se. A chef Virginia Anastasiadou Levi apresentou propostas fashion feitas de chocolate durante um desfile no norte da cidade de Thessaloniki, na Grécia. O chocolate ganhou forma de roupa colorida, divertida e exuberante, numa passerelle de criações doces da autoria desta chef grega. O objectivo do evento consistiu em promover a nova colecção de chocolates e doces da autora. Uma sugestão original e apetitosa.

Diana Pereira veste Decenio


Numa viagem a Marrocos, mais concretamente a Marrakech, Diana Pereira deixa-se fotografar para a nova colecção Primavera/Verão da marca Decenio. A modelo será a nova imagem de uma colecção marcada por uma forte palete de turquesas, azuis, violetas e fuscias, num jogo de estampados intensos e com muita vida. Elegância, sensualidade e sofisticação estão presentes em toda a linha e, segundo a Decenio, Diana Pereira acrescentará todo um brilho às próximas estações.

"A crise é muito psicológica"



Quem o diz é João Sousa, administrador e accionista da marca Ana Sousa, aquando o anúncio da abertura de mais lojas na Rússia, África do Sul e Luxemburgo. João Sousa acrescenta ainda que neste momento de crise toma-se "consciência que realmente faz falta olhar para o mercado com olhos de ver" e decide-se "reagir com entusiasmo e políticas de aproximação ao cliente", até porque - diz - "a crise é muito psicológica".

Detida pela empresa têxtil Flor da Moda, a marca Ana Sousa reforça assim a expansão da sua cadeia de lojas no exterior. Consolidar a presença nestes mercados são projectos internacionais da empresa para este ano. Angola também está na mira. Em Portugal, a marca prevê igualmente reforçar a rede de lojas.
Fonte: Diário Económico

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Michelle Obama em "voga"



Michelle Obama é a capa da Vogue da edição de Março. Segundo o «The Washington Post» a Primeira-Dama dos Estados Unidos aparece sentada num sofá do Hotel Hay-Adams de Washington, exactamente o local onde a família presidencial esteve instalada nos dias que antecederam a tomada de posse de Barack Obama. A sessão fotográfica é da responsabilidade de Anne Leibovitz.

A Primeira Dama surge em poses descontraídas com um vestido cor-de-rosa escuro de Jason Wu, o mesmo estilista que assinou o vestido que Michelle Obama usou na noite da tomada de posse durante o baile inaugural. Nas páginas interiores da revista a Primeira Dama apresenta um novo look com um vestido preto assinado pelo estilista cubano Narciso Rodriguez. Segundo o «The Washington Post» Michelle Obama revelou à revista que apesar da posição que ocupa quer acompanhar, de muito perto, a educação das filhas Malia e Sasha e pretende levá-las à escola sempre que possível, conhecer a professora e os pais dos outros alunos.

Prémio Design Plus – Material Vision 2009


Em 2009, a Messe Frankfurt e o Concelho Alemão de Design realizam novamente o concurso Design Plus durante a Feira Internacional Material Vision que decorre em paralelo com a Feira Techtextil, de 16 a 18 de Junho de 2009, em Frankfurt.

Sendo um concurso internacional as inscrições estão abertas a todos os fabricantes, designers, arquitectos que tenham desenvolvido aplicações/produtos a partir de materiais ou processos de fabrico inovadores. O prémio Design Plus é atribuído a projectos e artigos com um design fora do comum, o que representa uma excelente ferramenta de marketing para os participantes. Os consumidores terão uma visão da elevada qualidade do produto.

O deadline para submeter as inscrições é dia 31 de Março de 2009. Os artigos vencedores serão apresentados na Feira e será feita uma divulgação junto da imprensa internacional especializada, no âmbito de uma mostra especial.
Para se candidatar aceda ao site www.material-vision.com

Homem Primavera/Verão 2009



By Pedro del Hierro

Sinónimo de bom gosto, qualidade e estilo, Pedro del Hierro, demonstra assim uma imagem depurada e actual onde o luxo e a exclusividade fazem parte de cada colecção, em cada peça. Os fatos clássicos combinam materiais nobres com tecidos mais finos como as lãs 100% e a lã de seda. A marca propõe para esta nova estação um fato mais urbano, tanto a nível do design do tecido, como do corte justo do blazer e da linha mais a direito das calças.

Os tecidos e acabamentos passam por calças tingidas, camisas de linho lavado e malhas em novos materiais, como algodão de bambu, criando uma imagem mais sport. Os acessórios são de pele e com acabamentos especiais para conseguir diferentes brilhos e efeitos mate, tanto nos sapatos como nos cintos.

Como será a casa do futuro?



As mais recentes tecnologias para a habitação vão estar patentes na Praça do Eixo Atlântico, em frente ao El Corte Inglés Gaia Porto, de 13 a 21 de Fevereiro. A Tecnicasa vai mostrar ao público as mais recentes propostas nas áreas de decoração, mobiliário, iluminação, domótica e energias alternativas. Paralelamente, integra no seu programa palestras e pequenas acções de formação a cargo de alguns expositores.

E por falar em expositores, serão cerca de 40 que vão apresentar as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado. A casa do futuro e a habitação sustentável são alguns dos pilares que sustentam este certame, aberto ao grande público das 10 às 23 horas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Empresas portuguesas no SIMM

Ultimam-se os preparativos para a participação no SIMM (Salão Internacional de Madrid) de 10 marcas portuguesas: Jopel, Kalisson, Prodigy, Loco Luxo, Onara, Lobon, Phillipe Olivier, Antonio Miro, Dielmar e Univest.

Este certame, que se mantém um dos mais importantes da Europa, decorre na capital espanhola entre os dias 12 e 14 de Fevereiro. As empresas portuguesas mostram-se fiéis ao SIMM e contam com o apoio da associação ANIVEC/APIV para mostrar lá fora a qualidade e criatividade da moda made in Portugal.

www.simm.ifema.es

Sample Sale no atelier Alexandra Moura


É já no próximo fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de Fevereiro, que Alexandra Moura abre as portas do seu atelier para a mostra Sample Sale. A oferta disponível para o público poderá chegar aos descontos de 50%.

A Sample Sale está aberta entre as 14h00 e as 20h00 na Rua Latino Coelho, 33 - 1º. esquerdo, no Saldanha em Lisboa. O atelier Alexandra Moura, com cinco anos de existência, oferece um atendimento personalizado e peças exclusivas das colecções de pronto-a-vestir, senhora e homem (incluindo acessórios).

Para além do seu atelier, Alexandra Moura é responsável pela implementação do fenómeno das lojas temporárias, ou de guerrilha, em Portugal. Este projecto inédito pretende ser uma plataforma de promoção e divulgação de diferentes trabalhos na área do design e lançamento de novas tendências. A iniciativa "Nómada" tem a duração de um mês e já contemplou as cidades de Figueira da Foz e Braga. A próxima edição está prevista para Abril.