quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Made in Portugal


São botões ecológicos e biodegradáveis feitos a partir de papel reciclado, de sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos... Fabricados em Portugal, na desconhecida freguesia do Louro (em Famalicão) pela empresa Louropel (em actividade desde 1966), estes botões têm vindo a ser procurados por estilistas e marcas de moda de todo o mundo. Detentora de uma "tecnologia patenteada única", a Louropel é a maior produtora de botões à escala mundial. Não sabia? Pois.

Entre os doze milhões de botões que saem d-i-a-r-i-a-m-e-n-t-e da Louropel, os mais procurados são os modelos que na sua composição incluem entre 50 a 70% de papel reciclado misturado com outras matérias-primas como a resina de poliéster. Nas três fábricas da pequena localidade, os materiais biodegradáveis utilizados pela marca são triturados e transformados em farinha, sendo posteriormente misturados com outras matérias-primas em amassadeiras vulgarmente usadas na indústria da panificação, formando então uma pasta que é prensada, cortada em rodelas, furada e cozinhada até dar finalmente origem aos originais botões.

Atestando a forte internacionalização da marca, os 75% do mercado nacional de botões que a Louropel detém actualmente representam apenas 15% da facturação total da empresa. Estes lusos botões têm sucesso em todo o território europeu, mas é especialmente no Reino Unido, em Espanha, França e Itália que mais penetram. As vendas são igualmente muito significativas em destinos como os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Japão, China, Índia e o próprio Bangladesh.

Sem comentários: