quinta-feira, 13 de novembro de 2008

C&A inaugura primeira loja ECO na Alemanha



Situada na cidade alemã de Mainz, a C&A Modas acaba de remodelar um dos principais espaços comerciais, convertendo-o na primeira loja ECO. O espaço com 6500 m2 remonta a 1961 e foi completamente renovado a pensar no ambiente, uma vez que pretende diminuir o consumo de energia e, a longo prazo, a emissão de CO2. “No futuro, a nossa loja vai consumir cerca de 50% a menos de electricidade e uma redução de 70% de energia no aquecimento”, afirmou o porta-voz da C&A Europa, Thorsten Rolfes. Além das preocupações ecológicas, foi igualmente tido em conta o design arquitectónico do edifício. Como tal, foi projectada para a zona exterior do edifício uma fachada de lâminas em aço inoxidável. Esta superfície é, por sua vez, intercalada com dois pisos de altura em vidro e um novo sistema fotovoltaico.

Um dos principais requisitos do sistema de energia da loja ECO passa pela estrutura hermética do edifício. A fachada exterior e telhado foram revestidos com um material isolante de 16 centímetros de espessura, todas as janelas foram equipadas com vidros duplos para isolar termicamente as estruturas, e para evitar as correntes de ar, foi instalado na entrada, um novo sistema de portas em vidro duplo.

A tecnologia usada no sistema de ventilação da loja ECO foi igualmente renovada, para obter uma poupança em energia eléctrica, na ordem dos 74%, equivalente à redução de emissões de CO2 de 138 toneladas/ano. Também a pensar no ambiente, o sistema de fornecimento de energia para aquecimento ao edifício o consumo energético é proveniente de energia hidráulica. Será ainda instalado no telhado e na fachada um sistema fotovoltaico de 900 m2 que permitirá gerar cerca de 97 mil kWs de electricidade por ano.

Sem comentários: