sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Homem Cortefiel



A Cortefiel apresenta a sua visão para o homem no dia-a-dia, nos seus momentos de lazer ou viagem. Para este Outono/Inverno a marca sujere tecidos quentes e confortáveis para uma maior comodidade e versatilidade.

A colecção reflete o ambiente urbano e absorve a energia das cores brilhantes e luminosas como os rosas, verdes e tons naturais. A tendência mais sport materializa-se nos vermelhos, groselhas, grenás e diferentes tons de azul. O lado mais natural e ecológico traduz-se nos tecidos mais quentes, entre os tons mais acastanhados, alaranjados e crus.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O serviço mais caro do mundo é português



Um serviço de mesa – assumidamente extravagante na concepção e destinatários – no valor de 250 mil euros é um dos destaques da PORTOJÓIA 2009 – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, em exibição até domingo próximo.

A Siala, empresa responsável pelo projecto, descreve o porquê de este ser o mais valioso do mundo: 68 peças da mais fina porcelana fabricadas e pintadas à mão (pela SPAL); 121 diamantes incrustados através de um processo tecnológico bastante evoluído (da responsabilidade da Ouropa); e decoração em ouro. O nome assenta-lhe como uma luva: Stravaganza. A edição foi limitada a 10 serviços e apresentada há poucos dias em Madrid, numa feira da especialidade. Estreia-se agora no mercado nacional.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A nova imagem da Seaside



Mariana Monteiro foi a eleita para ser a nova imagem da Seaside. A marca de calçado e acessórios escolheu a atriz para representar a nova colecção Outono-Inverno 09/10. Além de representar a marca, depois de Diana Chaves, a jovem actriz assinou um par de botas - "Seaside by Mariana Monteiro" - 5% da venda das mesmas reverterá para a Fundação Francis Obikwelu.

Para a estação Outono-Inverno, a marca inspirou-se nas novas tendências e apresentou sapatos em cunha, com solas poliuretano. As cores da colecção são o violeta, castanho e preto, acompanhados por uma palete de cores em tons pastéis, terra, tauop e beje.

Springfield e os 40 jeans



São mais de 40 os modelos de jeans que a Springfield apresenta para a temporada Outono/Inverno 09. De corte justo ou direito, com fecho zip na zona dos tornozelos ou pequenos rasgões nos joelhos, as escolhas são diferentes e variadas, em tons de azul envelhecido ou mais intenso, com diversas lavagens, para ele e para ela.

Seguindo as mais recentes tendências e diferentes gostos, a Springfield dá a escolher entre um look mais roqueiro ou o estilo college; o modelo mais trendy de inspiração russa, ou o skinny para as noites mais atrevidas. Ainda acreditas que não vais encontrar o par de jeans perfeito para ti?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Moda ao estilo dos sem-abrigo



Há uma tendência na moda norte-americana para procurar inspiração nas roupas usadas por gente que mora na rua. Inocência? Mau gosto?


Os jornalistas costumavam dizer que bastava o espírito dos tempos sussurrar para que o mundo da moda ouvisse. Ultimamente, o rufar de negativismo é tão audível que os estilistas tapam os ouvidos com as mãos. Daniel Silver, um dos estilistas da Duckie Brown, diz: "Acho que está toda a gente a afogar-se. É uma época de naufrágios."

De que outra maneira se pode explicar o surto de referências ao "chique dos sem-abrigo"? Uma reportagem fotográfica da edição de Setembro da revista "W" representa a reciclagem de sacos de compras das casas de moda, como a Chanel ou a Dior, em vestidos improvisados, para usar com peles e pérolas. Na reportagem, vê-se a modelo russa Sasha Pivovarova deitada num banco de jardim, num colchão ou numa cama de sacos da Prada. Nos créditos da reportagem sobre roupa de papel são referidos os cabeleireiros, os maquilhadores e o estilista Alex White.

Ao preparar-se para a primeira mostra da sua colecção, a estilista Erin Wasson manifestou concordância com o ponto de vista de que os profissionais podem retirar ensinamentos dos sem-abrigo. E defendeu as observações que fizera no ano passado, apesar de estas terem gerado uma tempestade online, na revista "Nylon". "Para mim, as pessoas com o maior sentido de estilo são as mais pobres." Wasson, muitas vezes referida nas revistas de moda como a musa de Alexander Wang, um estilista conhecido por desenhar para as mulheres até há pouco descritas pelo mundo da moda como "mulheres do momento", disse ainda: "Não digo que se deva passar uma imagem cor-de-rosa dos sem-abrigo."

O que diz ela então? "Quando me mudei para Venice Beach encontrei pessoas com uma mentalidade espantosa, uma mentalidade de cigano; pessoas que não é possível etiquetar e arrumar numa caixa", disse a estilista, esquecendo-se talvez de que é precisamente numa caixa que muitas delas vivem.

Exclusivo i / The New York Times por Guy Trebay

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nanotecnologia (re)veste Portojóia



Um projecto inovador que junta as Universidades do Minho e de Coimbra e 10 empresas da indústria de ourivesaria e joalharia, com a promessa de abrilhantar a 20ª edição da Portojóia, na Exponor. A feira abre portas de 23 a 27 de Setembro e com ela a Nanotecnologia numa paleta variada de cores, que doravante facultará aos designers de jóias a possibilidade de projectar adornos com efeitos completamente distintos. Algumas das cores são obtidas recorrendo a nano-partículas de ouro.

Quem também irá dar um brilho especial ao evento é o Portugal Fashion. Katty Xiomara, Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Rita Bonaparte, Diogo Miranda, Celso Assunção (Celsus), Elisabeth Teixeira (Leuna), Jordann Santos, Carlos Gil e Fátima Lopes são os estilistas do Portugal Fashion já confirmados para a passarela da Portojóia. O desfile está programado para as 18,30 horas da próxima quarta-feira (dia 23).

Os modelos desfilarão igualmente colecções de jóias criadas e produzidas por reputados fabricantes e marcas portuguesas, expositoras da Portojóia. Entre eles, e confirmados até à data, encontram-se Razza Jóias, Marques & Gomes, Flamingo, Ourival, Eugénio Campos, CA Jóias, LN Jóias, Perídeo, Ouropa e Brijóia.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alta Costura nasceu no Paleolítco



Uma equipa de arqueólogos descobriu as fibras de linho mais antigas, com 34 mil anos, numa caverna em Dzudzuana, na Geórgia. A descoberta foi hoje noticiada pela revista Science.

Os investigadores, liderados por Ofer Bar-Yosef, professor de arqueologia pré-histórica da Universidade de Harvard, asseguram que estas fibras de linho pertencem ao Paleolítico Superior, mas, ao contrário do que acontece actualmente, não era cultivado. "Sabemos que era linho silvestre que crescia perto da caverna. O mais provável é que o usassem para fazer tecidos e fios com que fabricavam peças de roupa, para coser peças de couro e para atar as malas com que guardavam os pertences quando viajavam", explicou o estudioso.

Bar-Yosef disse ainda que esta é uma "invenção muito importante para os primeiros humanos", já que aumentava as suas possibilidades de sobrevivência e facilitava a sua mobilidade.

Fonte: ionline.pt

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Chocolate Negro, a tentação nos seus pés


Chocolate Negro, assim se conjugam dois dos maiores vícios, maioritariamente femininos: chocolate e sapatos. Os sapatos não são de chocolate, mas não deixam de ser uma tentação...

Para a mulher de espírito jovem, dinâmica, mas também muito sedutora, Chocolate Negro é uma nova marca cheia de glamour, femilidade, design e bom gosto. A ideia surgiu da empresa AS - Indústria de Calçado Lda, uma estreia para este Outono/Inverno. Miguel Oliveira, responsável nacional, acredita que a Chocolate Negro tem potencialidades para fazer sucesso "pelas linhas jovens, cores alegres e materiais, nomeadamente peles muito macias..." O gestor realça as formas mais arrojadas da nova marca e os seus pormenores de charme a que as mulheres não ficarão indiferentes.

Depois de ter sido oficialmente apresentada em Milão, Chocolate Negro entra em Portugal, Espanha, França, Grécia, Holanda, Bélgica e Polónia pela mão da AS, a empresa que já detém, há cerca de 10 anos, a marca Virus Moda. A sua expansão não fica por aqui, uma vez que novos mercados como EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia já fazem parte dos planos futuros.

Pelcor em destaque na "5th Avenue"



A empresa Pelcor vai de malas aviadas para Nova Iorque, mais concretamente para um Media Event, dia 22 de Setembro próximo, no famoso restaurante Rouge Tomato, na 5ª Avenida. Visto como um evento de grande prestígio, estarão presentes cerca de 300 membros da imprensa americana, desde jornalistas, produtoras de filmes, analistas de mercado, escritores, fotógrafos, entre outros.

A portuguesa Pelcor foi convidada por reunir todas as condições - design, inovação e respeito pelo Meio Ambiente. Apesar de já ser conhecida em alguns circuitos comerciais nos EUA, é na célebre 5ª. Avenida que a história da Pelcor estará em foco, desde o nascimento das primeiras peças em pele de cortiça até às mais sofisticadas criações na marroquinaria, Moda e Home, com destaque para a nova colecção, designdamente para os Acessórios Fashion e Footwear.

"Tretaletra"



Elisabete Ferreira, um talento na ilustração, apresenta o seu mais recente trabalho "Tetraletra" em parceria com a escritora Maria Helena Pires. O evento de apresentação terá lugar no dia 23 de Setembro (quarta-feira) , pelas 16h30 no Auditório B da Escola Secundária Adolfo da Portela em Águeda. O livro estará brevemente disponível nas livrarias Bertrand e Fnac.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"Labels-to-Watch" na GDS



Tem hoje lugar em Düsseldorf o início de mais uma edição da GDS (International Event for Shoes and Accessories) sob o signo "Labels-to-Watch". De destacar a presença de duas marcas portuguesas: Atelier do Sapato e Vudu Shoes.

Para esta feira a empresa Macosmi, detentora do Atelier do Sapato, apresenta uma colecção inspirada no estilo beduíno, enquanto que a também portuguesa, Vudu Shoes, de Norberto Costa, opta por um estilo original e casual para homem e senhora, com um rácio qualidade/preço bastante interessante.

De destacar, a nível internacional, a colecção da Moschino, que se foca na leveza do calçado em toda a sua linha, com apenas alguns efeitos de cor e detalhes acentuados, e a Porsche Design ao estilo clássico, formal e até "sporty-casual", nas cores clássicas: preto, branco, cinzento titânio e castanho-escuro. O conforto é assegurado pelo conceito inovador da sola TPU.

Gerês recebe evento de moda



A "Moda Gerês 2009" teve lugar a 5 de Setembro e deu a conhecer em primeira-mão as novas colecções para a próxima estação de 12 prestigiadas marcas portuguesas, em áreas diversas como roupa de banho, roupa interior, sportswear, jeans e cerimónia.

Foi o caso da Simel que desfilou com Cláudia Vieira, a nova imagem da marca para a estação fria, uma colecção romântica e atrevida, onde as transparências conferem um estilo sedutor. Ruby é a sugestão da marca para este inverno.

Estiveram ainda presentes 18 manequins profissionais, entre os quais os gémeos Guedes e respectivas namoradas: Telma Santos e Débora Montenegro. A "Moda Gerês" já vai na 3ª edição e promete continuar a desfilar novas propostas, tendo como "pano de fundo" um cenário natural de grande beleza.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Springfield mais feminina



Com uma nova fragância - SPF Women - e a abertura da primeira loja exclusivamente feminina, em Lisboa no C.C. Colombo, a Springfield torna-se assim ainda mais feminina, ao explorar as potencialidades deste mercado.

O novo espaço SPF Women abriu ao público no dia 28 de Agosto com a nova colecção para o Outono/Inverno 2009. Uma colecção baseada numa fusão de estilos e look intenso, de visão descontraída e cores alegres, além de uma linha de homewear intimate.

Para comemorar a abertura da loja, no dia 10 de Setembro poderá beneficiar de 25% de desconto em todos os artigos, ter a possibilidade de ganhar 30€ em compras a cada 30 clientes e participar numa prova de agilidade, onde as clientes que mais peças conseguirem vestir num minuto ganham 25€ também em compras. Para uma experiência completa, a SPF Women conta com uma equipa de consultores de imagem para um serviço personalizado de aconselhamento de moda.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tamanho errado, não obrigado!



Pelo amor à moda as mulheres são capazes de tudo? Um estudo inglês revela que as britânicas são capazes de comprar sapatos do tamanho errado e a maioria sofre de problemas de pé.

Sabem que não lhes servem, que as vão magoar, mas mesmo assim não resistem a um par de sapatos em saldos. Segundo um estudo da organização inglesa, "Society of Chiropodists and Podiatrists", a paixão pela moda leva 37% das britânicas a comprar sapatos do tamanho errado. O estudo revela ainda que cerca de 80% das mulheres entrevistadas sofrem de problemas nos pés, como inchaço no dedo grande do pé (15%), calos (24%), calcanhares secos e gretados (39%) e unhas encravadas (19%). "Nem todos os problemas dos pés podem ser evitados, mas a maioria é resultado de sapatos inadequados ou de baixa qualidade", defende a podóloga Lorraine Jones.

A especialista da "Society of Chiropodists and Podiatrists" não é contra as modas, pelo contrário. "Não quer dizer que não possamos usar sapatos que estão na moda ou saltos altos, mas é preciso dar um descanso aos nossos pés e ver um especialista se algo está errado."

Fonte: ionline.pt

Triumph Inspiration Award em votação...



São 28 os projectos finalistas do concurso internacional de design, Triumph Inspiration Award'09, um deles vem de Portugal e é da autoria da jovem designer Mónica Serrão.

Desde o dia 31 de Agosto e até 13 de Setembro decorre a votação online de todos os projectos, estando nesta altura a designer portuguesa bem posicionada para poder vencer. Para votar na concorrente nacional deve aceder ao site www.triumph-inspiration-award.com , registar-se e escolher o projecto de Mónica.

Ao fazê-lo habilita-se ainda a ganhar uma viagem a Milão, independentemente do modelo escolhido ter ganho ou não, para assistir à grande final deste concurso, cujo desfile e anúncio do vencedor se realiza no Museu de Design Triennale di Milano. Helena Coelho vai participar neste desfile, apresentando o modelo português, inspirado na famosa personagem de animação, Betty Boop.

Triumph "Under Skin" chega a Portugal



A partir de Setembro a Triumph comercializa em Portugal um modelo exclusivo, vencedor do Triumph International Award ’08: “Under Skin”. De edição limitada, este modelo exclusivo vai ser vendido em sete lojas Triumph: Amoreiras Shopping Center (Lisboa), Cascais Shopping (Cascais), Centro Comercial Colombo (Lisboa), Floresta Center (Mem Martins), Loures Shopping (Loures), Norte Shopping (Porto) e Oeiras Park (Oeiras).

Em 2008, a Triumph desenvolveu pela primeira vez um concurso internacional de design de lingerie (Triumph Inspiration Award) onde alunos criaram peças subordinadas ao tema “Female Fascination”. A vencedora, a japonesa Midori Matsuo, trabalhou em parceria com a Triumph de forma a adaptar o seu modelo para comercialização e o produto final deste trabalho está agora disponível, com edição limitada, em todo o mundo: um conjunto de lingerie totalmente original e elegante.

O conceito “Under Skin”, segundo a estilista, baseia-se num ponto comum que esta encontrou entre a lingerie e os sentimentos mais delicados das mulheres, como por exemplo a tristeza: ambos apenas são revelados às pessoas mais importantes das suas vidas. Estes sentimentos são interpretados neste modelo através de diferentes tecidos e pequenos pingentes brilhantes.

O modelo “Under Skin” vai estar disponível nas lojas, a partir do dia 14 de Setembro.

Calçado Português: maior investimento de sempre em promoção externa.



Uma nova imagem institucional, sob o slogan 'Portuguese Shoes: Design by the Future", e o maior investimento de sempre em promoção externa, orçado em 9,2 milhões de euros, serão as grandes apostas do calçado português em 2010.

Com o apoio do programa Compete, o investimento em promoção comercial aumenta em 2010 "pelo terceiro ano consecutivo" e cresce 8,2 por cento face a 2009, assegurando acções em 16 países e envolvendo mais de 120 empresas, referiu hoje a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS) em conferência de imprensa no Porto. O objectivo é "consolidar a posição do sector em mercados maduros ou emergentes e promover a imagem da fileira", segundo a APICCAPS, uma vez que "desde 2007 o sector do calçado já investiu mais de 25 milhões de euros em promoção comercial externa, o valor mais elevado de toda a economia portuguesa", acrescenta a associação.

Para além dos novos mercados, o sector investirá também no reforço da presença em feiras e exposições "de plataforma mundial", como a MICAM e Riva del Garda (em Itália) e a GDS (na Alemanha). Apostará ainda em feiras "de forte expressão regional" (como a Modacalzado, em Espanha, e a Ciff e CPG Visoon, na Escandinávia) e "de nicho" (caso da Bread & Butter, na Alemanha, Who's Next, Mess Aroun, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França, The Brandery, em Espanha, e Puré, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).

Com esta ofensiva comercial, o sector português de calçado - que já exporta mais de 95 por cento da sua produção - pretende "ascender na cadeia de valor" para garantir mercados face à crescente concorrência internacional, que "tenderá a estender-se para as gamas média e alta".

Fonte: ionline.pt

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mar Shopping comemora o 1º aniversário



Parece que foi ontem, mas o Mar Shopping já conta com um ano de existência. Para comemorar esta data solene são várias as actividades agendadas e que vão ter lugar nos meses de Setembro e Outubro.

A começar temos o Casting de Talentos (7 a 14 de Setembro) seguido de um desfile de moda, no dia 18 deste mês, que contará com a presença de Nuno Baltazar e sua colecção, juntamente com um desfile de peças das lojas do Mar Shopping. De 21 de Setembro a 10 de Outubro os interessados poderão participar no Workshop de Cabelos e Maquilhagem, a decorrer diariamente. No dia 16 as comemorações encerram com o concerto dos Deolinda.

Fashion & Lifestyle

A Wrong Weather vai inaugurar a sua nova loja na Avenida da Boavista já no próximo dia 11 de Setembro. O evento irá decorrer entre as 18h e as 22h.

Para quem não sabe a Wrong Weather é uma loja dedicada ao universo masculino, nas suas vertentes mais contemporâneas. Nela convergem tendências inovadoras e ideias audazes, protagonizadas por marcas como Comme des Garçons, A.P.C, Stephan Schneider, Blaak, entre muitos outros. Para além das marcas internacionais, a Wrong Weather tem também a sua própria linha de roupa e acessórios assinados pelo estilista Miguel Flôr.

A nova loja irá consagrar uma parte do seu espaço às artes visuais, destacando artistas emergentes cujo percurso irá ser contemplado através de exposições na Wrong Gallery. Porque a moda também é arte!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Segue... com Dino Alves



O MUDE (Museu do Design e da Moda) vai receber na próxima quarta-feira pelas 10 horas a apresentação de malas de viagem: "Segue... Protection, by Dino Alves", uma edição limitada com um toque bem português.

Esta apresentação contará com a presença do estilista Dino Alves, Simone Saponetto (Chief Designer da Segue...), Victor Mariano (Presidente do Grupo Mar, master-franchising da Segue... em Portugal e na Roménia), e Andrea Zini (proprietário da marca).

Country e sport chic by Onara



A Onara acaba de lançar as suas propostas para a estação Outono/Inverno 2009. Túnicas, parkas, vestidos e tricots caracterizam o estilo country e sport chic. A nova colecção dá luz a peças marcadas por linhas de predominância jovem e casual, dando origem a um look descontraído e confortável.

Uma panóplia de cores que vão desde o clássico e elegante azul-marinho, verde, vermelho, branco, passando pelos rosas, castanhos, cremes e estampados de inspiração sport country, até ao lilás claro e preto como proposta para uma linha de toillette. No que concerne às calças, a Onara oferece várias escolhas: largas ou estreitas, bootcut ou skninny. Os elegantes agasalhos , com um toque de caxemira, curtos ou longos para os dias mais frios e chuvosos de inverno, são outra das escolhas de eleição da marca.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A herança de Mickael Jackson



O cantor serve de inspiração para estilistas e não só... o rei da pop é uma referência no mundo da moda.


Segundo uma análise da WGSN, o estilo reverente de Michael Jackson e algumas das suas peças mais enigmáticas, vão voltar a fazer furor e a manter viva a herança do cantor.

A WGSN prevê que o look zombie de um dos seus êxitos mais conhecidos - Thriller - volte a ganhar vida. Regressam os casacos presentes no videoclip do tema, ainda que com novas interpretações e aplicações: pele vermelha e brilhante, vários fechos em metal, ombros acolchoados e bem estruturados; sapatos ao estilo jazz e meias brancas e o já conhecido fato inteiro com aspecto molhado ao estilo do videoclip "Billie Jean".

Os acessórios terão um especial destaque: a luva branca (característica do cantor) será utilizada em muitas outras cores, com lantejoulas para adornar. A cantora Beyonce e outras personalidades já começaram a lançar a tendência. Os chapéus, que influenciam já artistas como Justin Timberlake, irão igualmente marcar presença nas próximas estações.

Do the SPF "Sofing"?



A nova colecção da Springfield Homewear apela ao homem que se prepara para o regresso ao frio e quer sentir-se realmente cómodo em casa. Uma linha que aspira a converter-se no sinónimo de descontração depois de um dia de trabalho. Para conseguir essas sensações, a Springfield apostou nos tecidos naturais, daí nasceu o Sofing, a materialização dos conceitos de suavidade e conforto, para este Outono/Inverno.

As peças estendem-se a um rol de opções, desde as calças largas, shorts, t-shirts e long sleeves. Uma gama de tons quentes, para quando o ritmo frenético do inverno nos faz esquecer os dias quentes de verão. A colecção estará disponível a partir deste Outono.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mango "low-cost"


A Mango prepara-se para lançar um linha de roupa "low-cost" já a partir do mês de Setembro. Esta vai estar disponível "a preços especiais" nas lojas da marca, avança o "Cinco Días". O objectivo, de acordo com o director da empresa, Isak Andic, é responder " à difícil situação económica".

Os preços vão desde os 9 euros e as peças de roupa - mais de 90 - vão estar marcadas com etiquetas especiais. Para divulgar esta proposta, a Mango vai lançar, no início de Setembro, o blogue mangothinkup.com, onde os clientes podem encontrar informações sobre estes produtos.

Fonte: ionline.pt