segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"Andar" na moda


Tendências de Calçado para Senhora Primavera/Verão 2010

Quatro tendências para a Primavera/Verão 2010. Partilham a atenção a tudo o que é natural, em cores, decorações, formas e materiais. Todavia os tratamentos técnicos não foram excluídos, surgindo lado a lado com os naturais, frequentemente no mesmo sapato, daí resultando o aparecimento lado a lado de superfícies mate e toques de brilho, ou de neutros com elementos fluorescentes. Os saltos vão dos altos aos mais baixos, do plano de umas sabrinas a preto e branco à plataforma de uma sandália colorida. Nenhuma mulher está preparada para desistir do conforto, tal como nenhuma pretende sentir-se baixa. O salto é o epítome simbólico do novo poder feminino.

Navy Urban Chic: um estilo sofisticado inspirado pela marinha para ser usado na cidade. Sandálias com formas direitas e grandes plataformas. Mocassins abertos com solas perfiladas. Decorações sóbrias. Toques de ouro ligeiramente oxidado prevalecem e, lado a lado com os tons neutros, formam a base deste grupo: branco, cânhamo, area e amêndoa. Não faltam também o azul, o vermelho linho e um toque aqui e acolá de latão de estilo marítimo.
Vertical Garden: a inspiração vem do vestuário de trabalho, jardinagem e biologia. Os uniformes de trabalho e militares adquirem um tratamento descuidado e sedutor. Calçado que parece confortável. O salto alto e baixo coexistem lado a lado, com bailarinas planas e sandálias plataformas, mesmo as muito elevadas, já que ninguém consegue resistir à tentação de ser mais alto. As costuras são visíveis, frequentemente inspiradas na moda masculina, estampados camuflados com uma nova nota floral e cores como que retiradas de um jardim de vegetais: tomates, framboesas, uvas, manjericão e rábano bravo.
Techno Romance: o estilo é romântico, mas o de um romance da era Facebook. Padrões infantis e flores que parecem saídos do computador. Renda associada a redes técnicas ou perfurações geométricas cortadas a laser. Um grupo que inclui sapatos com tacões de 3-5 cm, botins de atacadores de salto raso com solas geométricas e sandálias subidas, abertas no calcanhar em plataformas que por vezes surgem muito altas. As cores são florais: rosa, cravo, girassol, botões e mimosas. É dada grande importância ao contraste do preto e branco para sapatos bailarina com flashes de brilho em bases de tecido.
South America & Fluo Feelings: novo-exótico e eco-turista. É a América do Sul do Equador e da Argentina. A decoração de inspiração na natureza surge muitas vezes exagerada. Cortiça de árvore em relevo, cascalho, areia e minerais associados a pedras semi-preciosas, conchas, amuletos e pequenas continhas. É o paraíso da bota texana à altura do tornozelo ou abaixo do joelho e da sandália elegante para as noites. Cores intensas: azul meia-noite, indigo, terra ocre, cacau e café. Um espaço muito próprio para os efeitos fluoroscentes em mocassins e bailarinhas. Tecido madras ou denim azul-céu.
* A.N.C.I. Italia

Sem comentários: