segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Para uma moda mais competitiva

NASCE O PÓLO DE COMPETITIVIDADE
E TECNOLOGIA DAS INDÚSTRIAS DA MODA

Reforçar a competitividade internacional dos sectores têxtil e vestuário, calçado e ourivesaria é o objectivo central do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Moda lançado no Porto a 9 de Julho por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e que contou com a colaboração das principais associações e empresas do sector, de criadores e das universidades do Minho, do Porto, Católica e Beira Interior. Um novo cluster português a financiar com fundos comunitários que poderão chegar aos 500 mil euros/ano e através das Estratégias de Eficiência Colectiva regulamentadas pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007/2013.

Visando a criação de redes de inovação, de políticas de incentivo à competitividade e a promoção da integração de instrumentos em redor de metas estratégicas comuns, o Pólo foi gerado com o intuito de dinamizar e desenvolver radicalmente a tradicional indústria da moda do sector e a região norte, pretendendo ser uma referência da moda que por cá se vai fazendo nos mercados externos. Responsáveis pela implantação do novo pólo e sua dinamização estão à partida duas das maiores associações nacionais: a Associação do Têxtil e do Vestuário (ATP) e a Associação Portuguesa da Indústria do Calçado e Artigos em Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).

Em fase de criação, o ambicioso cluster da moda tem em curso a elaboração do projecto de estatutos da sua entidade, ao que se seguirá a definição do seu programa de acção e projectos âncora de excelência. Uma das primeiras acções do pólo passará pela criação de um Centro de Moda no apoio aos industriais do sector no sentido de se anteciparem às tendências de moda. Apesar de sedeada no Norte, o novo pólo da moda pretende vir a assumir um “carácter nacional e uma ambição mundial”.

Sem comentários: