Uma camisola que muda de cor, um papel onde surgem desenhos, são algumas das aplicações da tecnologia "Eyeinvisible" desenvolvida pela empresa portuguesa Ydreams.
Este projecto surge através de uma iniciativa de investigação e desenvolvimento, liderada pela Ydreams em parceria com alguma indústria portuguesa e com equipas de investigação da Universidade Nova de Lisboa, de novos produtos interactivos não convencionais, como papel, têxteis e quadros. Esses materiais tornam-se interactivos, há imagens que estão escondidas e que podem aparecer e desaparecer através da interacção com o utilizador.
Esta tecnologia nova e diferente é baseada em reacções químicas e não nos habituais sistemas complexos de computação. Na prática, esta permite tratar, a nível químico, uma variada quantidade de diferentes materiais, de maneira que se torne visível, informação gráfica, cor ou texto, que não era visível, tornado assim esses materiais interactivos.
O projecto "Eyeinvisible" foi realizado em parceria com três empresas portuguesas, a Renova na área do papel, a Filobranca na área do têxtil e a Bi-silque, líder mundial na produção de quadros brancos para casa e escritório.
Sem comentários:
Enviar um comentário